V SIM


O Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas (PECEGE) trará para a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), o ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigues. Discutindo o tema central do V SIM (Simpósio de Agronegócio e Gestão) – sustentabilidade –, que acontece nos dias 10, 11 e 12 de dezembro, Rodrigues apresentará o cenário global da agropecuária. “Vamos discutir sobre qual é o papel do Brasil, e o que o país te feito para se tornar imprescindível no mercado agrícola mundial”, explica.
É nesse tom que Rodrigues, que também é engenheiro agrônomo e docente, irá apresentar, por exemplo, o que a agricultura brasileira deve enfrentar nos próximos meses. “A crise econômica afetou a agricultura, o câmbio aumentou os custos de produção. Por outro lado, o dólar em alta auxilia na exportação. Estamos em um momento onde tudo está dependente”, comenta Rodrigues.
“Por outro lado, temos a ameaça do El Nino, que promete excesso de chuva no sul e falta de chuva no norte. Isso pode ser positivo dependendo do volume de agua no sul”, lembra. De acordo com o docente, “nós estamos caminhando para a sustentabilidade. O Aumento de produtividade por hectare é responsável pela redução na exploração de novas áreas”, conclui.

V SIM

Gratuito para estudantes universitários, o evento é aberto para todo o público. Para os interessados em se atualizar sobre a sustentabilidade aplicada ao gerenciamento de grandes negócios, como no setor agrícola, o V SIM reunirá durante os três dias de evento, além de Roberto Rodrigues, os palestrantes Celso Manzatto (EMBRAPA), José Roberto Moreira (CENBIO/USP), Maurício Mendes (ABMR&A) e Terence Baines (Unilever Brasil). Para participar, é preciso se inscrever em www.eventosim.org.br. Mais informações pelo e-mail eventosim@pecege.esalq.usp.br. Contato para imprensa em lucasjacinto@pecege.esalq.usp.br.
Serviço
V SIM – Simpósio de Agronegócio e Gestão Data: 10, 11 e 12 de dezembro.
Horário:
Dias 10 e 11 – 18h às 21h.
Dia 12 – 9h às 12h.
Local: Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da ESALQ - Av. Pádua Dias, 11. Piracicaba , SP.

Fonte original: assessoria de imprensa