CAR


O prazo para que os produtores se inscrevam no Cadastro Ambiental Rural (CAR) pode ser adiado pela segunda vez. O deputado Jerônimo Goergen (PP/RS) protocolou na Câmara o Projeto de Lei (PL) 4598/2016, que estende o prazo para inscrição no CAR até maio de 2017.
Se o projeto seguir adiante e for aprovado, essa será a segunda vez que o prazo será alterado. No ano passado, o período limite passou de 6 maio para a mesma data em 2016. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), também sinalizou que pode haver nova alteração no prazo.
O último dado oficial apontou que até janeiro, o CAR atingiu 66% das propriedades rurais brasileiras, número considerado baixo, se for levado em conta que os produtores têm agora menos de dois meses para fazer a inscrição. A situação é mais preocupante na Região Sul, onde apenas 33% dos imóveis estão regularizados.
A inscrição no cadastro é obrigatória para todos os imóveis rurais, sejam eles públicos ou privados. O produtor que não fizer a inscrição fica impedido de ter acesso a políticas do governo, como o seguro rural e a isenção de impostos para compra de insumos e equipamentos.

Fonte original: Universo Agro