Seminário gratuito


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Economia Agrícola (IEA), realizará, no dia 13 de abril, a partir das 14 horas, o seminário “Reflexos do Sistema de Administração Fundiária no Brasil: A evolução da concentração de terras nos municípios do Estado de São Paulo 1995-2008”. O evento faz parte do Ciclo de Seminários Estudos IEA, ação que visa colocar em pauta temas de grande relevância para o desenvolvimento do setor agropecuário. 
O tema será ministrado pelo engenheiro agrônomo Felipe Pires de Camargo, que é pesquisador do IEA e mestre em Planejamento e Gestão do Território. Com base em seu trabalho de mestrado, o especialista debaterá as principais causas da elevada concentração fundiária brasileira, defendendo a hipótese de que o atual sistema favorece a desigualdade na distribuição de terra e não garante o cumprimento das funções econômicas, sociais e ambientais da terra preconizadas na Constituição Federal.
A partir de uma análise quantitativa nos municípios paulistas em 1995 e 2008), o pesquisador demonstrará as principais deficiências técnicas dessas políticas de regulação, causadas pelo desequilíbrio político existente entre os grandes proprietários.
Serviço
Ciclo de Seminários Estudos IEA - “Reflexos do Sistema de Administração Fundiária no Brasil: A evolução da concentração de terras nos municípios do Estado de São Paulo 1995-2008”.
Data: 13 de abril de 2016 (quarta-feira), às 14 horas
Local: Sede da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo - Praça Ramos de Azevedo, 254 – 4º andar (Sala do Ovo) São Paulo-SP
Inscrições: http://www.iea.sp.gov.br/out/TerTexto.php?codTexto=14036