Nova casa


O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, inaugurou no sábado, 14 de maio, as instalações renovadas da Casa da Agricultura de Altinópolis, para proporcionar apoio no atendimento dos produtores rurais da região de Franca. As obras foram realizadas por meio do Projeto de Desenvolvimento Rural Sustentável Microbacias II – Acesso ao Mercado, que prevê a melhoria na estrutura da instituição, seja na capacitação do quadro de funcionários, na aquisição de equipamentos e veículos, como também na melhoria da infraestrutura.
A área reformada de 754,50 m², no valor de R$ 126.059,40, recebeu melhorias na alvenaria, nos pisos e revestimentos, nos forros e elementos de cobertura, nas pinturas, troca de portas, instalação hidráulica e esgotos, concertinas nos muros, adequação da acessibilidade, sinteco no piso de madeira e impermeabilização.
Na Casa da Agricultura de Altinópolis atuam dois funcionários do quadro da Secretaria de Agricultura, o engenheiro agrônomo da CATI, Nelson Donizete Alves e o auxiliar Giovani Ferreira Soave, do Escritório de Defesa Agropecuária.
“A unidade precisava de reforma e adequação, principalmente na questão de acessibilidade, para atendimento aos produtores rurais. Com as melhorias, poderemos atender às demandas mais frequentes da região como: assistência técnica para a cafeicultura, Declaração de Conformidade da Atividade Agropecuária (DCAA), informações sobre o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista – Banco do Agronegócio Familiar (Feap/Banagro), Pró-trator e Pró-implemento”, avalia Pedro Cesar Avelar, diretor da Regional de Franca.
Com pouco mais de 15 mil habitantes e distante 345 quilômetros da capital paulista, Altinópolis conta com 543 Unidades de Produção Agropecuária (UPAs), com destaque para o café, cana-de-açúcar, eucalipto, laranja e pecuária de leite e corte.
Arnaldo Jardim ressaltou a importância das Casas da Agricultura, que são locais preparados para receber os pequenos e médios produtores paulistas que buscam orientações para obter crédito agrícola, seguro rural, transferência de tecnologia, planejamento da propriedade, elaboração de projetos de recuperação do solo, reflorestamento, adequação de estradas rurais. “As novas instalações entregues à população reforçam nosso compromisso em apoiar o pequeno produtor, para que ele tenha condições de se desenvolver, se tornar mais competitivo e ampliar sua renda. Essa é uma das diretrizes do governador Geraldo Alckmin que temos seguido”, afirmou.
A inauguração da Casa da Agricultura contou com a presença de autoridades locais, como o prefeito de Altinópolis, Marco Ernani Hyssa Luiz.