Cultivo e Produção de Banana


No dia 24 de setembro, ocorreu na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), o lançamento oficial do livro “Cultivo e Produção de Banana” em evento sobre a temática. A fruta, que é cultivada em todos os estados do Brasil, nos últimos anos, se expandiu para o planalto paulista devido à obtenção de novos mercados que visam ampliar a comercialização. No entanto, entre as muitas culturas existentes no mundo, apenas algumas são utilizadas no processo produtivo. Isso acontece devido à vulnerabilidade em relação às pragas, doenças, fatores climáticos, ausência de água, produtividade e preferência do consumidor.
Considerando a atual situação dos cultivos de banana em diferentes regiões brasileiras e a promissora venda do produto, a publicação oferece informações fundamentais sobre o manejo nutricional, cultural e orgânico, aborda a incidência de doenças e novas cultivares, visando melhorar a produção e a qualidade dos frutos. O objetivo é satisfazer os leitores interessados no conhecimento da bananicultura.
Editado pela Casa do Produtor Rural, o livro tem linguagem simples e didática, possui três mil exemplares impressos, 84 páginas de texto, além de tabelas, ilustração e diversas imagens exclusivas. A publicação oferece um DVD, no qual são apresentadas na prática as principais técnicas utilizadas no bananal como, formação da bananeira, sistemas de condução, produção de mudas, plantio, desfolha, desbaste, adubação de produção, irrigação, cuidados com o cacho, tratamento fitossanitário, colheita e rebaixamento do pseudocaule, cuidados pós-colheita e climatização. São destinados aos produtores rurais, pesquisadores e profissionais do setor, empreendedores agrícolas e estudantes de ciências agrárias.
A obra tem autoria dos docentes João Alexio Scarpare Filho e Simone Rodrigues da Silva, do Departamento de Produção Vegetal da ESALQ e dos alunos de graduação em Engenharia Agronômica, Carlos Bernardo da Cruz Santos e Gabriel Novoletti.
O livro e o DVD contam com a colaboração de produtores rurais, pesquisadores e profissionais de diversos departamentos da universidade. Tem o apoio do Programa Aprender com Cultura e Extensão Universitária, Programa Unificado, Fundo de Fomento às Iniciativas de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da USP, Diretoria da ESALQ, Departamento de Produção Vegetal, Comissão de Cultura e Extensão Universitária (CCEx) e Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).
A versão digital do livro e do vídeo técnico está disponível para leitura, impressão, download e visualização no site da Casa do Produtor Rural, nas seções publicações e videoteca, em www.esalq.usp.br/cprural. Mais informações pelo fone (19) 3429-4178 ou pelo e-mail cprural@usp.br

Fonte original: Assessoria de imprensa ESALQ