Soja e milho


A soja e milho foram os principais destaques da agricultura brasileira em 2015. As lavouras da oleaginosa cresceram 7,1%, já a produção do cereal foi 14,5% maior no ano passado. As informações são de um estudo sobre a atividade agrícola brasileira elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Segundo a pesquisa, entre os municípios brasileiros, o destaque na produção agrícola vai para São Desidério, no oeste da Bahia, com crescimento de 23,2% no valor da produção, que chegou a R$ 2,8 bilhões no ano passado. A segunda posição ficou com Sorriso (MT), maior produtor nacional de soja e milho, com faturamento bruto da atividade rural estimado em R$ 2,5 bi.
Em 2015, a área plantada com lavouras temporárias e permanentes foi de 76,8 milhões de hectares, 567 mil hectares a mais que em 2014. A safra de soja, segundo o IBGE, chegou a 97,5 mi de toneladas (aumento de 12,3% na comparação com a anterior). A colheita de milho alcançou 85,3 mi t (acréscimo de 6,8%). Soja, milho, cana e café ocuparam 60,2% da terra cultivada em todo o País.

Fonte original: Universo Agro