Programa Brasil de Sustentabilidade


O Programa Brasil de Sustentabilidade atua em ampla colaboração com parceiros da cadeia do café em ações relacionados à promoção da sustentabilidade na cafeicultura brasileira. É implementado pela divisão nacional da Plataforma Global do Café, associação que congrega membros de todos os segmentos da cadeia produtiva cafeeira mundial, com iniciativas concentradas nos principais estados produtores, como Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Rondônia, Paraná e Bahia.
O Programa produziu, de maneira colaborativa com diversas entidades do setor, um documento como referência para a aplicação das mais diversas práticas sustentáveis na cafeicultura: o Currículo de Sustentabilidade do Café (CSC). Ele contempla 122 itens, dos quais 18 temas foram elencados como fundamentais, sendo divulgados em treinamentos, palestras, materiais impressos, digitais e nos projetos que o Programa tem gerido em parceria com serviços de extensão, associações, entidades de classe, instituições de ensino e cooperativas de café.
Desde o lançamento do Currículo, em março de 2015, o Programa Brasil de Sustentabilidade tem expandido a sua implementação, com foco especialmente no pequeno produtor, que recebe essas informações por meio de técnicos de assistência técnica e extensão rural. Para tanto, 1.400 técnicos de 73 instituições parceiras foram capacitados até o momento, em um projeto que continua em 2017, paralelamente a outras iniciativas que unificam a agenda de ações pela sustentabilidade do setor.