Programa de Aplicação Responsável


Desenvolvido pela Dow AgroSciences em parceria com a Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Botucatu com o intuito de promover a responsabilidade durante a aplicação de defensivos agrícolas e garantir a sustentabilidade do agronegócio, o Programa de Aplicação Responsável, um dos projetos de Boas Práticas Agrícolas da empresa, passará pelo interior de São Paulo na semana de 29 de maio a 02 de junho, nas Usinas da Mata, Ipê, Santa Adélia, Moreno e Cofco.
“O objetivo principal do Programa de Aplicação Responsável é realizar ações de extensão para apresentar aos produtores rurais os conceitos de boas práticas na aplicação de defensivos agrícolas, além de conscientizar e incentivar a adoção destas iniciativas, a fim de otimizar recursos, reduzir o impacto no meio ambiente e prover maior sustentabilidade para o agronegócio”, comenta a coordenadora de Boas Práticas Agrícolas da Dow AgroSciences, Ana Cristina Pinheiro.
Durante os treinamentos práticos, todos os participantes têm contato com o Simulador de Deriva, equipamento desenvolvido pela Dow AgroSciences, em parceria com a UNESP, e que possibilita simular condições reais de vento e tamanhos de gota das aplicações. Dessa forma, é possível que os participantes tenham a visualização real do efeito do uso de cada tipo de equipamento - ponta e pressão de trabalho -, de acordo com a velocidade do vento no momento da aplicação.
O investimento em tecnologia e educação está dentro dos objetivos da empresa que foca na importância dos treinamentos para a capacitar e disseminar as melhores recomendações por meio de práticas integradas em todas as etapas do processo de cultivo e produção. Desde o seu início, em 2010, o programa treinou cerca de 15 mil profissionais do campo sobre a importância das boas práticas agrícolas, com foco nos conceitos de tecnologia de aplicação.

Agenda de treinamentos Programa de Aplicação Responsável:
29 de maio de 2017 - segunda-feira Usina Da Mata- Valparaíso (SP)
30 de maio de 2017 - terça-feira Usina Ipê- Nova Independência (SP)
31 de maio de 2017 - quarta-feira Usina Santa Adélia- Pereira Barreto (SP)
01 de junho de 2017 - quinta-feira Usina Moreno- José Bonifácio (SP)
02 de junho de 2017 - sexta-feira Usina Cofco- Meridiano (SP)