Mosca-dos-estábulos


A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (4) o Programa de controle e prevenção de surtos da mosca-dos-estábulos. O objetivo é combater o inseto que se alimenta do sangue de animais e tem provocado danos à população e à atividade pecuária paulista.
O programa, que mobilizará as Coordenadorias de Assistência Técnica Integral (Cati) e de Defesa Agropecuária (CDA) da Pasta, foi estabelecido devido ao aumento de surtos no Estado, principalmente em áreas próximas às usinas, devido ao acúmulo de matéria orgânica vegetal, como a vinhaça e a palha da cana-de-açúcar combinado ao manejo inadequado de restos de alimentos e dejetos de animais nas propriedades.
O secretário Arnaldo Jardim destacou a indispensável ação integrada entre a extensão rural e a defesa agropecuária proposta pelo programa. “Os técnicos da Secretaria poderão orientar tanto os produtores rurais como as usinas a estabelecer melhores práticas fitossanitárias, mitigando este problema que tem afetado os rebanhos paulistas e prejudicado a pecuária de corte e leite”, pontuou o titular da Pasta, lembrando que o programa está alinhado às diretrizes do governador Geraldo Alckmin de promover uma agricultura ambientalmente sustentável”, afirmou.