Plano Safra 2017-2018


Nesta terça-feira (11), o presidente da República, Michel Temer, participou do lançamento das linhas de financiamento do Banco do Brasil para agricultores na safra 2017-2018. No total, são R$ 103 bilhões para oferecer melhores condições financeiras para o setor, com taxas de juros reduzidas para ações de custeio, comercialização e investimento. Também participaram do evento o presidente do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli, e os ministros da Agricultura, Blairo Maggi, e da Fazenda, Henrique Meirelles.
Em seu discurso, Temer ressaltou a descentralização das ações do governo federal para o crescimento do País. “Foi essa descentralização e a autonomia dada a cada setor, e aos ministros, que permitiu os avanços. Os resultados mostram que estamos no rumo certo. O comércio e a indústria dão sinais de grande recuperação, a economia voltou a crescer e o desemprego já começa a recuar”, defendeu.
O ministro Blairo Maggi, por sua vez, reforçou também a redução das taxas de juros em 1% para os agricultores e defendeu menos burocracia para atendimento do governo ao setor. “O presidente determinou que seguíssemos aquilo que ajuda o agricultor rural”, disse.
De acordo com dados da 10ª estimativa da atual safra, divulgada nesta terça-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de grãos na safra 2016/17 pode chegar a 237,2 milhões de toneladas, o que indica aumento de 27,1% da última safra. A supersafra atual se deve a condições climáticas favoráveis e ao aumento da produtividade média de todas as culturas, com destaque para soja e milho.
Por fim, durante sua fala, o presidente Temer lembrou ainda de parte das medidas adotadas pelo governo federal para a recuperação econômica do País, como a renegociação da dívida dos estados. “Isso deu um respiro extraordinário para os estados brasileiros. A União é forte se estados e municípios igualmente forem fortalecidos”, reforçou.
As linhas de financiamento do Banco do Brasil para os agricultores, no novo ciclo de produção anual, estão disponíveis desde o dia 3 de julho, início da safra 2017-2018.