21º PROFESSOR EMÉRITO


Formado em engenharia agrônomica, pela Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz, de Piracicaba/SP, da Universidade de São Paulo (Esalq/USP), Roberto Rodrigues receberá o Prêmio Professor Emérito 2017 – Troféu Guerreiro da Educação – Ruy Mesquita.
Rodrigues foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abaste­cimento (2003/2006). Atualmente, é coordenador do Centro de Agronegócios da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimen­tação (FAO) para o cooperativismo. A carreira acadêmica é extensa, tendo atuado como professor do departamento de economia rural da Universidade Estadual Paulista (Unesp), em Jaboticabal. Além disso, foi uma das mais atuantes lideranças na formulação e realização de políticas setoriais que transformaram o agronegócio numa atividade moderna e relevante na composição do PIB brasileiro.
A homenagem é conferida anualmente a personalidades que se destacaram na educação concedido pelo CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola).
Com a escolha de Roberto Rodrigues, o Prêmio Professor Emérito chega à sua 21.ª edição, já tendo sido outorgado a Celso Lafer, José Goldemberg, Willian Saad Hossne, Delfim Netto, Angelita Gama, José Cretella Junior, Adib Jatene, Ruth Cardoso, Miguel Reale, Esther de Figueiredo Ferraz, Paulo Vanzolini, Ives Gandra Martins, entre outros.