Melhores do agronegócio


O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, participaram nesta terça-feira (17) da 13ª edição do prêmio “Melhores do Agronegócio”, promovido pela Revista Globo Rural para reconhecer as 20 empresas que se destacaram em suas respectivas áreas de atuação, por desempenho e gestão. Na ocasião, eles entregaram os prêmios nas categorias “Bioenergia” e “Comércio Exterior”, à Copersucar, representada pelo CCO da empresa, Ariosto da Riva Neto.
O governador destacou a importância do agronegócio, afirmando que o setor está presente em todos os grandes projetos para o crescimento da economia brasileira. “Não há cadeia produtiva tão completa, complexa e dinâmica na economia brasileira como o agronegócio, campeão de todas as atividades e com desenvolvimento sustentável. O Brasil é um exemplo para o mundo”, disse.
De acordo com Alckmin, um grande exemplo de sustentabilidade que deve ser apoiado é o programa Renova Bio, porque trará um estímulo às energias renováveis. “O incentivo aos biocombustíveis por meio do Renova Bio gerará empregos, vindo ao encontro dos objetivos do acordo internacional firmado na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (Cop 21)”, declarou. Em agosto deste ano, o governador assinou um manifesto em apoio à priorização do setor de biocombustíveis, com o apoio de 19 entidades do setor produtivo nacional. (Leia mais aqui).
Para o governador, o crescimento do agronegócio terá grandes desafios pela frente em relação à logística e infraestrutura, pelas proporções continentais do País, e depende da consolidação de questão do seguro agrícola e de um plano Safra plurianual, para dar mais garantia e estabilidade ao produtor. “A grande notícia é a queda da inflação devido à grande safra do agro, o que possibilitará queda de taxa de juros e câmbio e retomada de crescimento”, comemorou.
Para o secretário Arnaldo Jardim, o evento consolidou, com a demonstração dos números apresentados pelas empresas vencedoras, “o vigor do setor agro, que é determinante para a retomada da economia e para fazer a diferença neste momento em que precisamos que o País siga adiante”.
Para o diretor geral de mídia impressa do Grupo Globo, Frederic Kachar, o agronegócio é o exemplo de como a economia pode se descolar da crise política. “Celebramos números espetaculares do agro, que, seguramente, permitiram que chegássemos até aqui sem maiores danos à economia”, disse.

Vencedores do Prêmio “Melhores do Agronegócio”
Campeã das Campeãs: 3corações
Alimentos e Bebidas: LDC Sucos
Atacado e Varejo: C. Vale
Aves e Suínos: BRF
Bioenergia: Copersucar
Comércio Exterior: Copersucar S. A.
Defensivos agrícolas: Ihara
Ferramentas e implementos agrícolas: IrrigaBrasil
Fertilizantes: Fertipar Paraná
Frutas, flores e hortaliças: Schio
Indústria de café: 3corações
Indústria de carne bovina: Minerva Foods
Indústria de soja e óleos: Cargill
Laticínios: La Sereníssima
Massas e Farinhas: M. Dias Branco
Nutrição animal: CAL - Cargill Alimentos
Produção agrícola: SLC Agrícola
Reflorestamento, celulose e papel: Klabin
Saúde animal: Phibro
Sementes: Sementes Goiás
Tratores e máquinas agrícolas: Jacto

Prêmios Especiais:
A maior entre as 500: Cargill
Campeã em Sustentabilidade: Duratex Florestal
Melhor entre pequenas e médias: Venco Saúde Animal