Como empreender no agronegócio


Curso será ministrado na cidade de Piracicaba (SP) e é voltado a profissionais de Ciências Agrárias, Economia e Administração

O Brasil é um país com vocação natural para o agronegócio devido às suas características e diversidades, principalmente encontradas no clima favorável, no solo e na água. Assim, o agronegócio tem uma expressiva participação na economia brasileira, com geração de renda e emprego e altos índices de exportação. Com o contínuo crescimento da competitividade no setor, produtores buscam, cada vez mais, por melhores estratégias em toda a cadeia de produção.
Marta Cristina Marjotta-Maistro, docente do Departamento de Tecnologia Agroindustrial e Socioeconomia Rural (DTAiSeR-Ar) do Campus Araras da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), afirma que a capacitação de profissionais que atuam na área tende a tornar o mercado ainda mais dinâmico e contribui para o fortalecimento do agronegócio. "O setor agropecuário tem avançado em termos de uso de novas tecnologias e, isso, muito rapidamente, exige que todos aqueles que atuam na área tendam a procurar atualização dos conhecimentos", afirma a especialista.
Mas como aproveitar as oportunidades do agronegócio? Como empreender nesse setor no Brasil? As respostas para essas e outras questões estão no curso de especialização em Agroempreendedorismo da UFSCar. A pós-graduação, que está com inscrições abertas, apresenta, discute e aprofunda ferramentas e conceitos nas áreas de Economia e Administração, analisando as cadeias do agronegócio com potencial de inovação.
A especialização compartilha técnicas para quem quer empreender ou crescer no setor, mas precisa ter uma visão sistêmica do negócio. O curso aborda fundamentos do empreendedorismo, assim como as barreiras encontradas no mercado. Com noções em planejamento estratégico, logística e gestão de pessoas, os alunos vão aprender a produzir o próprio plano de negócios, levando em conta a gestão de risco no empreendimento.
A grade curricular compreende temas como políticas agrícolas, micro e macroeconomia, mercado internacional, custos de produção, tributação, contabilidade, análise de investimento e financiamento público de inovações. O curso também trata sobre startups, incubadoras e parques tecnológicos, assim como sobre banco de dados, biotecnologia agroindustrial, marketing e comportamento do consumidor.
Profissionais das áreas de Ciências Agrárias, Economia e Administração, com Ensino Superior completo podem participar. Os interessados devem se inscrever, até o dia 11 de maio, pelo site www.cursoagroempreendedorismo.ufscar.br. O curso começa no dia 18 de maio e tem duração de 18 meses. As aulas acontecem nas dependências do Pecege, em Piracicaba (SP), às sextas-feiras das 19 às 23 horas e sábados das 8 às 17 horas, a cada 15 dias. Mais informações pelo telefone (19) 3377-0937 ou pelo Facebook, em www.facebook.com/AgroEmpreendedorismo.