Evento em Jundiaí


O Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico desenvolve estudos para avaliar qualidade de máquinas agrícolas e promove a qualificação de usuários Máquinas, implementos e ferramentas são componentes indispensáveis nas atividades agrícolas. Sua adequação e uso correto são fatores de influência na qualidade do resultado final. Em todo sistema de produção agrícola existe uma lógica que norteia os procedimentos para execução das diferentes operações. Regular bem máquinas, implementos e ferramentas agrícolas é a base para execução eficaz e do sucesso na produção. Com essa temática, o IAC promove dia 11 de setembro de 2015, nas dependências do Centro de Engenharia e Automação em Jundiaí - SP. o primeiro "Dia de Campo" sobre práticas para regular bem máquinas agrícolas.
O evento, sob a coordenação do pesquisador científico Afonso Peche Filho, tem como objetivo demonstrar de forma prática os procedimentos corretos para regular adequadamente diferentes máquinas, implementos e ferramentas utilizados para a produção agrícola. O público alvo são gestores , profissionais e estudantes que atuam ou pretendem atuar com a mecanização agrícola.
A qualificação de usuários passa por desenvolver habilidades em orientação e treinamento na utilização dos mecanismos de regulagens aumentado a versatilidade adaptativa da máquina momento de uso. Regular bem máquinas agrícolas é um passo fundamental para otimizar as tecnologias disponibilizadas no sistema de produção. A busca por "critérios da qualidade" das opções de regulagem é uma atividade básica para diferentes estudos de avaliação e validação tecnológicas realizados no Centro de Engenharia e Automação do IAC.
O evento será realizado em duas etapas com atividades práticas no campo. Na parte da manhã, quatro atividades deverão tratar das questões envolvidas em regular bem tratores, aplicadores de corretivos e fertilizantes, máquinas e implementos de preparo de solo e semeadoras. Na parte da tarde, quatro atividades deverão tratar das questões envolvidas em regular bem pulverizadores, roçadoras e podadoras, colhedoras, e ferramentas e máquinas manuais.
Maiores informações poderão ser obtidas pelo telefone (11) 4582-8155 ou pelos email: mafer@iac.sp.gov.br ou peche@iac.sp.gov.br

DIA DE CAMPO: "REGULE BEM MÁQUINAS AGRÍCOLAS"

Facilitadores: Afonso Peche Filho; Hamilton Humberto Ramos, Moises Storino, Odair Santos, Claudio Alves Moreira, Roberto Cunha Mello, Valdemar Maziero, Antonio Carlos Loureiro Lino.
Objetivos: sensibilizar usuários para a importância da qualidade na regulagens de máquinas agrícolas; promover um alinhamento profissional para o aprimoramento da qualidade em sistemas operacionais de produção.
Público alvo: profissionais das ciências agrárias, líderes de campo, administradores/gerentes de fazenda.
Custo de inscrição: R$ 20:00
Horário: 8:00 - 17:00 horas (4 horas de manhã e 4 horas a tarde)
Vagas: 140
Data: 11/09/2015
Local: CENTRO DE AUTOMAÇÃO E ENGENHARIA - CEA/IAC Rodovia Dom Gabriel Paulino Bueno Couto, km 65 - Caixa Postal 26,CEP 13212-240 - Jundiaí/SP
Inscrições pelos telefones ou e-mail: (11) 45828155 ou pelo e-mail: mafer@iac.sp.gov.br ;peche@iac.sp.gov.br
1ª Etapa: - Inscrições, organização de grupos, orientação técnica de participação.
2ª Etapa: - Atividades práticas em grupos:
Período da manhã
Grupo 1 - Regule Bem o seu Trator 
Grupo 2 - Regule Bem Aplicadores de Corretivos e Fertilizantes. 
Grupo 3 - Regule Bem Máquinas de Preparo do Solo
Grupo 4 - Regule Bem Semeadoras Período da tarde 
Grupo 5 - Regule Bem Pulverizadores 
Grupo 6 - Regule Bem Roçadoras e Podadoras 
Grupo 7 - Regule Bem Colhedoras
Grupo 8 - Regule Bem Ferramentas e máquinas manuais