Dia da Árvore


No dia 21 de setembro, junto com a chegada da primavera, é comemorado o Dia da Árvore. Sendo um dos maiores símbolos da natureza, as árvores são extremamente importantes na manutenção do meio ambiente e da vida no nosso planeta. Alguns locais nos fazem lembrar de como é a vida integrada com a flora, entre eles está o Jardim Botânico de São Paulo, que ocupa uma área de 360 mil metros quadrados e pertence ao Instituto de Botânica de São Paulo, localizado dentro do Parque do Estado.
Nos bosques, alamedas e nos recantos do Jardim Botânico, o visitante encontra uma grande diversidade de espécies de árvores nativas, como também de outros países do mundo. As árvores que compõem o paisagismo do Jardim cumprem um importante papel na educação e conservação, pois, além de servirem como exemplo vivo da flora para centenas de estudantes, também constituem uma amostra da diversidade biológica do planeta. Dentre suas plantas, destacam-se as espécies nativas do Estado de São Paulo, além de importantes coleções, como a de palmeiras.
No dia 20 de setembro de 2015, domingo, em comemoração ao Dia da Árvore, estão previstas várias atividades no Jardim Botânico de São Paulo. Dentre elas ocorrerá o plantio de 50 mudas de espécies arbóreas típicas da Mata Atlântica. Uma das espécies é a palmeira-prateada, que tem o nome científico Lytocaryum hoehnei, em homenagem ao naturalista Frederico Carlos Hoehne, fundador do Jardim Botânico. Outras espécies nativas importantes como o palmiteiro (Euterpe edulis) da Mata Atlântica e a coquinho-do-campo (Acrocomia emensis) do Cerrado, ambas em extinção, também serão inseridas na coleção de palmeiras nesse dia. O evento contará com a participação da Secretária do Estado do Meio Ambiente, Dra. Patrícia Iglecias, que neste ano organizou uma ação coordenada para o plantio simultâneo de árvores denominada “UMA HORA PARA TODO O ESTADO DE SÃO PAULO PLANTA ÁRVORES”, e que ocorrerá pontualmente e simultaneamente às 11 horas da manhã do dia 20 de setembro, em mais de 60 municípios do Estado de São Paulo.
Antes e após o plantio simultâneo estão previstas outras atividades em Comemoração ao Dia da Árvore: A partir das 8 horas da manhã terá início, nas dependências do Jardim Botânico, a Corrida pela inclusão Reckitt Benckiser, que propõe homenagear o dia 21 de setembro - Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, organizada pela Rede Acesso, para a qual está prevista a participação de 700 inscritos. A Reckitt Benckiser é uma empresa global líder em bens de consumo de saúde e higiene. A empresa tem operações em mais de 60 países, com sede em Londres, Dubai e Amsterdam, vendas em cerca de 200 nações, e emprega aproximadamente 37 mil pessoas em todo o mundo.
Após o plantio, às 12 horas, nas Escadarias históricas - Jardim de Lineu estão previstas as apresentações do Coral “ Irmãos USP” e o Coral Infanto-juvenil do Colégio Benjamim Constant, sob a regência da maestrina Ângela Zucarelli e do maestro Leonardo Camargo. Com cerca de 75 coralistas, o repertório será composto por obras musicais brasileiras originais para coral misto, arranjos de música popular, músicas tradicionais alemãs e obras eruditas internacionais em muitos idiomas.
O Coral Infanto-Juvenil do Colégio Benjamin Constant de origem alemã, tem o objetivo de oferecer aos alunos a oportunidade de desenvolver a expressão artística através do canto, ajudando na concentração, no trabalho em equipe e no desenvolvimento de habilidades.
O Coral “ Irmãos USP” formou-se no Instituto de Biociências da USP em 2008, na gestão do Prof. Wellington Delitti, fazendo parte de um projeto qualidade de vida voltado a docentes, funcionários, alunos e comunidade USP. Depois de um primeiro ano que rendeu muitos frutos, surgiu a oportunidade de realizar o mesmo trabalho no Instituto Oceanográfico e, logo em seguida, na Faculdade de Medicina Veterinária da USP. Desde então o coral se apresenta em muitos eventos culturais dentro e fora da Universidade..
Local: Jardim Botânico de São Paulo Av. Miguel Estéfano 3031 -Água Funda – São Paulo
Funcionamento: terça a domingo das 9h às 17h
Ingressos: adultos: R$ 5,00 estudantes e acima de 60 anos: R$ 2,50