Maior produção de trigo


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou em seu 12º Relatório da Safra de Grãos um possível aumento de 49,8% na produtividade da safra de trigo paulista em relação à safra 2013/14.
Os dados da cultura de trigo no estado de São Paulo estão positivos e apontam o aumento de 5,4% na área plantada o que pode gerar uma produção total de 237,2 mil toneladas: índice 57,8% maior do que a safra passada. Tal fato pode representar, para a indústria moageira, trigo de qualidade próximo aos moinhos paulistas.
Entretanto, outros institutos de pesquisas indicam uma produtividade ainda maior no Estado como é o caso do Instituto de Economia Agrícola de São Paulo (IEA) que indicou uma safra de 257 mil toneladas, em junho/2015. De acordo com os levantamentos de campo do mês de setembro, o IEA acredita em um aumento de até 10% nesse valor.
“A reativação da Câmara Setorial do Trigo*, em 2013, permitiu a aproximação da indústria moageira com os produtores. A partir do diálogo nas reuniões, alcançamos um aumento expressivo da produção e, de acordo com os relatos de campos, a expectativa é de uma safra entre 280 a 300 mil toneladas para o Estado de São Paulo. Isso representará um grande benefício para a indústria de moagem que poderá contar com trigo de qualidade próximo a seus moinhos", afirma Christian Saigh, presidente do Sindicato da Indústria do Trigo no Estado de São Paulo.
O relatório destaca ainda os impactos do cenário econômico do País para o setor de moagem. Segundo o documento, o desempenho da indústria moageira poderá ser menor devido a diminuição do consumo e a crise política e econômica do País. Para Saigh, nunca houve um recuo da indústria tão grande e em um curto espaço de tempo para um produto básico, como o trigo.

Câmara Setorial do Trigo funciona como espaço de debate de toda a cadeia produtiva

A próxima reunião será no dia 30 de setembro, em Capão Bonito (SP). Na ocasião, as cooperativas e produtores da região apresentarão dados da colheita e também debaterão o panorama do mercado de trigo.