Semana Luiz de Queiroz


A Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), Prefeitura do Campus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) e Associação dos Ex-alunos da ESALQ (ADEALQ) realizarão, a partir de 05 de outubro, a 58ª Semana Luiz de Queiroz. O evento tem como objetivo congregar alunos dos cursos da ESALQ (Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Ciências dos Alimentos, Gestão Ambiental, Ciências Biológicas e Administração), professores, pesquisadores, agricultores, empresários, lideranças públicas e setoriais, para estabelecerem maior intercâmbio por meio de atividades técnicas, científicas e culturais. A programação da Semana culmina no dia 10 de outubro, quando ocorre a tradicional reunião de congraçamento dos ex-alunos da instituição e comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo transfere, anualmente, o Gabinete para a ESALQ. O secretário Arnaldo Jardim estará na instituição a partir das 08h00, do dia 06 de outubro de 2015. Também nesta 58ª Semana “Luiz de Queiroz”, outro órgão da esfera estadual visitará a instituição no dia 07 de outubro. Desta feita, será a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, cuja secretária em exercício, Cristina Azevedo, participará de ações referentes à sustentabilidade ambiental no Estado de São Paulo.

Programação da Semana

Dia 06 de outubro (terça-feira)
- 08h00 às 17h00 (Edifício Central) – Transferência de Gabinete da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de São Paulo.
Além de participar das cerimônias de Hasteamento das Bandeiras, às 08h00, seguida da Instalação do Gabinete, o secretário Arnaldo Jardim cumprirá reuniões agendadas com dirigentes da ESALQ e lideranças locais. Na sequência estão programadas outras atividades. Uma delas será a entrega de documento elaborado pela Promotoria do Ministério Público do Estado de São Paulo, com recomendações administrativas e disciplinares, às 11h30, na Sala da Congregação da ESALQ. Outra atividade do secretário, que ocorrerá na Central de Aulas, às 15h30, será a outorga de prêmios aos vencedores do Desafio Água, concurso que integra o projeto “Água&ESALQ: Racionalizar ou Racionar”, criado em virtude da crise hídrica, com a finalidade de interagir especialmente com alunos de graduação em uma modalidade de desafio que destacará iniciativas em inovação, empreendedorismo e cidadania dentro do tema.
- 08h00 (Centro de Treinamento – Departamento de Zootecnia) - 32º Treinamento em Nutrição e Formulação de Rações em Microcomputadores para Bovinos Leiteiros
O objetivo do treinamento, que se estenderá até 08 de outubro, é oferecer treinamento para produção e manejo de pastagem para bovinos leiteiros para profissionais relacionados à produção de bovinos leiteiros e estudantes relacionados às ciências agrárias. A realização é do Centro de Treinamento do Departamento de Zootecnia. Informações pelo telefone (19) 3417-6604 ou cdt@fealq.org.br .
- 19h30 às 21h30 (Anfiteatro do Departamento de Ciências Florestais) -Diálogos sobre o curso de Engenharia Florestal O objetivo é discutir o curso de Engenharia Florestal considerando a influência da ESALQ no setor florestal, aspectos do mercado de trabalho e perspectivas da profissão, com a finalidade de obter subsídios que possam nortear a semana de reflexão sobre o curso prevista para 2016. A realização é do Departamento de Ciências Florestais. Informações pelo telefone (19) 2105-8623 oucaef.esalq.usp@gmail.com ou nadia.rosario.oliveira@usp.br .
Dia 07 de outubro (quarta-feira)
- 09h00 às 14h00 (Sala da Congregação da ESALQ) – Visita da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo
A secretária de Estado Adjunta do Meio Ambiente, Cristina Azevedo, participará de duas apresentações sob os temas: ‘Diretrizes do Sistema Ambiental Paulista, do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável e do Programa Nascentes’ e ‘Programa de Adequação Ambiental da ESALQ’.
- 13h30 às 17h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas) –Compartilhando Experiências sobre a Extensão Universitária
O objetivo do evento é continuar as reflexões sobre a extensão desenvolvida na ESALQ e aprimorar as práticas de extensão. São palestrantes convidados: Márcia Aparecida Lima Vieira, - docente da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP) e coordenadora de projetos de extensão universitária do Núcleo de Estudos e Programas em Educação Popular (NEPEP), e professor João Marcos de Almeida Lopes, pró-reitor adjunto de Cultura da USP. A realização é do Programa USP Recicla. Informações pelo telefone: (19) 3429-4433.
- 14h00 (Sala BM&F Bovespa) – Business Day
O evento trará representantes da iniciativa privada para falar aos estudantes sobre a importância do intercâmbio, do funcionamento do processo seletivo, entre outros assuntos que permeiam o tema central: A inserção do estudante em grandes empresas. A realização é da Empresa Junior EJEA. Informações pelo telefone (19) 3429-4253 oucontato.ejea@gmail.com
Dia 08 de outubro (quinta-feira)
- 08h00 às 18h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) – Evento Bunkyo
– “Água: Desafios para conservação”
Evento, que segue até 09 de outubro, comemora 120 anos do Tratado de Amizade Brasil e Japão. Além disso, outro objetivo é discutir e difundir o conhecimento sobre a questão atual da água em todos os seus aspectos, contribuir com conhecimento técnico atualizado sobre o cenário dos recursos hídricos do Brasil para os tomadores de decisão. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação, tomadores de decisão, profissionais da área ambiental, membros de comitês de bacias e orgãos como CETESB, INPE e outros. A realização é do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Informações pelos e-mails gepura@gmail.com / elen.perez@usp.br .
- 09h00 às 17h00 (Central de Aulas da ESALQ) – 9ª Reunião do Grupo Técnico Multidisciplinar da Área de Proteção Ambiental dos rios Corumbataí, Botucatu e Tejupa (participação sob convite). Reunião de trabalho para conceber estratégias ao Programa de Uso e Monitoramento de agrotóxicos.
- 19h00 (Parque Tecnológico de Piracicaba – Rua Cezira Giovanoni Moretti, 600 / Bairro Jardim Santa Rosa) – 7º Prêmio Empreendetec
A proposta do prêmio é homenagear a empresa e profissional destaque em inovação tecnológica na região de Piracicaba. Os premiados da noite serão, na categoria profissional, o professor Paulo Fernando Machado, coordenador da Clínica do Leite. E na categoria empresa, a Algae Biotecnologia. O Painel ‘Destaque ESALQTEC’ fica por conta do projeto de extensão Casa do Produtor Rural, pelos 10 anos completados este ano. A Agrosmart também será destaque. A empresa conquistou o Prêmio Call to Inovation 2015, com a apresentação de sua plataforma de combate à crise hídrica. A realização é da ESALQTec - Incubadora Tecnológica. Informações pelo telefone (19) 3421-3500 ou esalqtec@usp.br.
Dia 09 de outubro (sexta-feira)
- 08h30 (Anfiteatro Professor Salim Simão) – Celebração dos 20 anos do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Microscopia Eletrônica Aplicada à Pesquisa
- 08h30 às 17h30 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) – V Seminário de Agricultura de Precisão e minicursos
Evento, que segue até 10 de outubro, tem como objetivo divulgar os temas relacionados à agricultura de precisão para profissionais e estudantes, abordando os principais conceitos, aplicações e suas perspectivas além de oferecer treinamentos sobre temas específicos com minicursos sobre ‘Introdução ao QGIS aplicado à Agricultura de Precisão’, ‘Mapas de produtividade: preparação e interpretação’, e ‘Adulanço: como definir a largura de aplicações a lanço’. A realização é do Grupo de Mecanização e Agricultura de Precisão – gMAP. Informações pelo telefone (19) 3417-6604 ou cdt@fealq.org.br .
Dia 10 de outubro (sábado)
- 08h00 (Parque da ESALQ e Salão Nobre do Edifício Central) - Reunião de Congraçamento das turmas quinquenais e comemoração do Dia Nacional do Engenheiro Agrônomo
Logo às 08h00 será servido um Café da Manhã no Parque, seguido do Hasteamento das Bandeiras (09h00) e da Sessão Solene (09h30). Nesta reunião de congraçamento serão homenageados ex-alunos das turmas quinquenais de Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Economia Doméstica, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, Ciências Econômicas e Gestão Ambiental. Comemoram seu ano jubilar de formatura as turmas de 1935-1940-1945-1950-1955 -1960-1965-1970-1975-1980-1985-1990-1995-2000-2005-2010. A entrada desses egressos no início da cerimônia tem se destacado como um dos pontos altos da Sessão.
Durante a cerimônia serão homenageados com uma placa pelos aniversários o Instituto de Zootecnia, pelos 110 anos de profícuas atividades; a Fazenda Figueira, pelos 15 anos de profícuas atividades; a Iharabras, pelos 50 anos; República Jacarepaguá, pelos 60 anos. Também serão homenageados os docentes João Lucio de Azevedo e José Roberto Postali Parra, pelo recebimento da Medalha “Luiz de Queiroz”, além da indicação de Aldir Alves Teixeira, como Engenheiro Agrônomo do Ano.
11 de outubro (domingo)
- 09h00 (Ginásio de Esportes) – 5ª Volta Luiz de Queiroz
Realizada desde a década de 1970 no Campus da USP em Piracicaba -porém com outras denominações - em comemoração ao Dia do Engenheiro Agrônomo, a Volta “Luiz de Queiroz” é uma prova pedestre nas modalidades Corrida e Caminhada aberta à comunidade. Com saída (09h00) e chegada no Ginásio de Esportes da ESALQ, o percurso das provas envolve ruas e alamedas do Campus Luiz de Queiroz, com trajeto de 6 km para Corrida e 4 km para Caminhada. O acontecimento tem como proposta incentivar a atividade física para melhoria da saúde e da qualidade de vida. A realização é da ESALQ e Prefeitura doCampus USP “Luiz de Queiroz” (PUSP-LQ) - por meio da Seção Técnica de Práticas Esportivas, com apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba - Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e Associação Atlética Acadêmica “Luiz de Queiroz” (AAALQ). As inscrições podem feitas pelo site www.rpmsports.com.br .

Programação de atividades que integram as comemorações da 58ª Semana Luiz de Queiroz

1º de outubro
- 10h00 (Sala da Congregação da ESALQ) – Palestra “Características dos Projetos de Pesquisa PITE-FAPESP”.Realização: Comissão de Convênios
- 08h00 às 17h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) – I Encontro Consumo de Carne: Mitos e Verdades. Realização: Centro Acadêmico Luiz de Queiroz (CALQ) e USP Recicla.
- 17h00 (Sala do Centenário) – Revista Scientia Agrícola. Celebração da classificação máxima (A1) no sistema Qualis-Capes na área de Ciências Agrárias. Realização: Diretoria da ESALQ
02 de outubro
- 08h00 às 18h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) – III Simpósio de Irrigação – Tecnologia de Automação. Realização: Departamento de Engenharia de Biossistemas.
- 14h00 (Anfiteatro Prof. Urgel de Almeida Lima) – Palestra “Verdades sobre a interrupção voluntária da gravidez”. Realização: Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição.
03 de outubro
- 08h00 às 17h00 (Campus “ar livre”) – Salão Internacional de Fotografia Natureza/Urbano. Realização: Departamento de Ciências Florestais.
13 de outubro
- 08h00 às 18h00 (Centro de Treinamento do Departamento de Zootecnia) – 35º Treinamento de Sistema Rotacionado Intensivo de Produção de Pastagens para Bovinos de Corte a Pasto. Realização: Centro de Treinamento do Departamento de Zootecnia.
- 08h00 às 18h00 (Anfiteatro Prof. Urgel de Almeida Lima) – Fórum Nacional de Formação Acadêmica e Atuação Profissional do Cientista dos Alimentos. Realização: Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição.
14 de outubro
08h00 às 17h30 (Anfiteatro Prof. Ernesto Paterniani) – 32º Encontro sobre temas em Genética e Melhoramento de Plantas. Realização: Departamento de Genética.
16 de outubro
- 08h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) – 8º Encontro de Marketing em Alimentos e Agronegócio: O desafio da gestão de marketing em diferentes segmentos. Realização: Grupo MarkESALQ.
17 de outubro - 08h00 (Anfiteatro do Pavilhão de Engenharia) – Palestra “Liderança e Gestão de Pessoas”. Realização: Departamento de Produção Vegetal.
- 09h00 às 21h00 (Central de Aulas) – 1ª Virada Científica da ESALQ.Realização: Serviço de Cultura e Extensão Universitária (SVCEx).
20 de outubro
- 08h00 às 18h00 (Centro de Treinamento – Departamento de Zootecnia) – 15º Treinamento Avançado em Nutrição de Bovinos.Realização: Departamento de Zootecnia.
23 de outubro
- 08h30 às 18h00 (Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição) – II Treinamento em qualidade da cachaça envelhecida.Realização: Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição
24 de outubro
- 08h00 às 17h00 (Departamento de Engenharia de Biossistemas) – 38ª Oficina GPS: GNSS e Smartphone para navegação. Realização: Departamento de Engenharia de Biossistemas.
- 07h40 às 18h00 (Pavilhão de Horticultura) – Encontro sobre inovações tecnológicas na produção de plantas hortícolas. Realização: Departamento de Produção Vegetal.
26 de outubro
- 08h00 às 18h00 (UNIMEP Taquaral) – II Simpósio Paulista sobre Manejo de plantas daninhas em cana-de-açúcar. Realização: Departamento de Produção Vegetal.

Fonte original: Assessoria de Imprensa ESALQ