Bovinos Leiteiros


Atualmente, para que o pecuarista se mantenha na atividade de forma produtiva, rentável e, acima de tudo, sustentável, atitudes técnicas e objetivas vêm sendo cada vez mais exigidas no agronegócio. Agir com profissionalismo envolve atuação em vários segmentos de gestão como recursos humanos, financeiros e zootécnicos.
Atento às necessidades dos profissionais do setor, o Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, com apoio da Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz (FEALQ), por intermédio do Centro de Treinamento de Recursos Humanos (CTRH) promoverá, nos meses de agosto e setembro, o Treinamento em Produção de Bovinos Leiteiros à distância.
“O Treinamento em Produção de Bovinos Leiteiros visa oferecer aos seus participantes, a capacitação na tomada das decisões mais corretas para cada situação relacionadas à alimentação e práticas na criação de bovinos leiteiros, desde o nascimento até a fase adulta (produtiva)”, informa o professor e gerente do CTRH Zootecnia da ESALQ/USP, Marco Antonio Penati.
“Esse processo, de forma geral, envolve o levantamento e análise de dados para definição dos principais fatores de estrangulamento da produção. Então, cabe ao gestor determinar quais as ações serão realizadas para solucioná-las”, explica. Segundo ele, neste momento, o conhecimento técnico passa a ser fundamental na escolha das ações de forma a garantir que proporcionem a melhor relação custo/benefício.

OBJETIVO
O objetivo do curso, direcionado a profissionais e estudantes relacionados ao setor, é oferecer treinamento técnico ao setor agropecuário, visando difundir o conhecimento para profissionais e estudantes relacionados à Produção de Bovinos Leiteiros. “Os treinamentos online têm a duração de cerca de 6 encontros, nos quais são apresentados diversos temas relevantes na área de produção de bovinos”, explica o coordenador do curso, Professor Flávio Augusto Portela Santos, do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP.
Segundo ele, o intuito desses treinamentos, assim como dos outros promovidos pela entidade, é contribuir para que a atividade agropecuária nacional alcance níveis de eficiência produtiva e econômica mediante difusão de conhecimentos técnico-científicos e ênfase na sustentabilidade ambiental e social.
O treinamento é ministrado por professores da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), com apoio de especialistas de outras instituições públicas e privadas. “Já foram treinadas mais de 6.000 pessoas nos eventos de Difusão Cultural e treinamentos online da entidade”, acrescenta o professor.

CRONOGRAMA
O treinamento, que começa no dia 14/08/2018, terá aulas às terças-feiras, das 19h às 22h30 e abordará temas relacionados a conceitos básicos e aplicados sobre conforto térmico em sistemas de confinamento, manejo reprodutivo de vacas e novilhas, manejo e alimentação de vacas em confinamento, manejo e alimentação de vacas em pastejo, criação de bezerros e novilhas, melhoramento genético aplicado, além de outras técnicas relacionadas ao tema.
Informações adicionais sobre o treinamento, investimento e inscrições podem ser obtidos na página https://cursos.ctrhzootecnia.com.br/pre-cad-bovinos-leiteiros, pelo e-mail cursos@ctrhzootecnia.com.br, telefone (19) 3429-4438 ou whatsapp (19) 99896.5661 Fonte: assessoria de imprensa