Programa Nacional de Pós-doutorado


Entre os dias 24 de setembro e 5 de outubro de 2018, o Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abre processo para selecionar um bolsista pelo Programa Nacional de Pós-doutorado Institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (PNPD/CAPES). O bolsista selecionado atuará junto aos projetos de pesquisa do Programa de Pós-graduação do IP (PPG-IP) em Santos ou na capital paulista.
De acordo com o edital de seleção, o objetivo é que o bolsista contribua para a realização de estudos de alto nível, ajude a reforçar os grupos de pesquisa locais e colabore na renovação do quadro de pesquisadores do PPG-IP, promovendo, durante o estágio pós-doutoral, ações que estimulem a integração do PNPD com projetos de pesquisa desenvolvidos pelo PPG-IP no país. O pós-doutorando também irá auxiliar, preferencialmente em coorientação, os alunos de mestrado do PPG-IP em suas dissertações.
O candidato aprovado no processo seletivo será contemplado com uma bolsa de pós-doutoramento no valor mensal de R$ 4.100,00 durante 12 meses, podendo ser prorrogada por mais 12 meses obedecendo aos critérios estabelecidos pelo Programa. A bolsa é oferecida para as cidades de Santos ou São Paulo com início das atividades em dezembro de 2018.

Como concorrer
Para se inscrever, o candidato deve ter título de doutor obtido em curso avaliado pela CAPES há pelo menos seis meses do início de suas atividades no Programa e ter publicações consideradas relevantes em revistas internacionais indexadas, preferencialmente nas áreas de pesca e aquicultura. Além disso, é preciso ter o currículo atualizado na Plataforma Lattes e não possuir nenhum vínculo empregatício, nem usufruir de quaisquer outros tipos de bolsa.
As inscrições serão recebidas de 24 de setembro a 5 de outubro presencialmente na Secretaria do Centro do Pescado Marinho, localizado na Av. Bartolomeu de Gusmão, 192 – Ponta da Praia – Santos, SP, ou via correspondência com AR (Aviso de Recebimento) para o mesmo endereço. O atendimento será feito das 9h às 11h e das 14h às 16h. Para informações, o interessado deve entrar em contato pelo telefone (13) 3261-1900.

Fonte: assessoria de Imprensa IP-APTA