Livreto sobre pragas


Cerca de 60 produtores rurais participaram na semana passada do lançamento do QR-Livro#03 – Pragas de Frutas Tropicais, da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). O evento aconteceu no auditório do Distrito Irrigado de Maniçoba, com apresentação do Gerente Técnico e de Regulamentação Estadual da ANDEF, Luís Carlos Ribeiro.
O livreto traz imagens de 100 espécies de pragas de 10 frutas cultivadas em regiões tropicais do Brasil, além de um código-QR. Os códigos-QR são códigos de barras bidimensionais que vêm sendo utilizados para fazer a ponte entre uma mídia impressa – o livreto – e uma mídia digital – um site contendo fichas de informações técnicas sobre cada praga.
O Secretário de Agricultura do Município de Juazeiro, Jorge Cerqueira, considera que a publicação é uma colaboração importante para o setor. "Este livreto e o site darão uma grande contribuição para os produtores, dando conhecimento sobre as pragas da fruticultura e melhor condição para efetuar o combate das mesmas.”, comenta.
Valter Matias de Alencar, coordenador do Distrito Irrigado de Maniçoba, considera que "Esta é uma ferramenta interessante e que, certamente, vai facilitar o trabalho dos profissionais de assistência técnica e dos produtores no controle de pragas e doenças do perímetro". Entre as culturas contempladas no livreto, diversas espécies são amplamente produzidas em Maniçoba, como manga, uva, goiaba, banana e coco.
As fichas das pragas e o arquivo do livreto para download estão disponíveis em www.defesavegetal.net

Fonte original: ANDEF