Mercado Agrícola


Representantes de 33 países das Américas e Caribe vão conhecer experiências brasileiras na coleta, processamento e divulgação de informações de mercados agrícolas durante a Reunião Ordinária da Organização Internacional de Mercado das Américas (OIMA). O evento ocorre quarta (05.11) e sexta-feira (07.11), em Brasília.
No primeiro dia serão realizadas palestras e distribuída uma publicação com preços de produtos de alguns países da América Latina e informações sobre políticas agrícolas. Os outros dois dias serão destinados a reuniões restritas aos delegados da organização.
O evento é realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), organismo membro da OIMA, e conta com apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD/ MDA).
Para contribuir com o debate, o secretário de agricultura familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Valter Bianchini, apresentará no primeiro dia do evento as experiências do Brasil na agricultura familiar e o uso da informação agrícola para atingir resultados.
Será distribuída - nos idiomas espanhol, português e inglês - a revista Indicadora da Agropecuária, número 9. A publicação contém os dados de setembro de 2004 relacionados aos preços de frutas e hortaliças de alguns países da América do Sul e dados relacionados à pesquisa de safras, política de garantia de preços, custo de produção, índice e insumos, instrumentos de comercialização, agricultura familiar e comércio exterior.
A OIMA é uma organização formada por uma rede de representantes governamentais com foco no valor da informação agrícola, destacando a transparência da informação e a necessidade de intercâmbio de experiências entre países membros.

Fonte Original: Agrolink