Produção de ovos


Com uma produção de 14 milhões de ovos por dia, o município de Bastos poderá atingir recorde na produção do alimento, em São Paulo. A região possui mais de 20 milhões de aves, que geram todos os dias 166 ovos por segundo.
De acordo com o sócio da Só Granjas, Wando Marcondes, a cidade vivencia um aumento expressivo no plantel de galinhas e, por isso, poderá atingir a marca de 16 milhões de ovos por dia, em 2014.
No entanto, segundo Marcondes, o consumo não tem acompanhado o mesmo ritmo. “Os ovos estão sobrando nas granjas. Com isso, os preços caíram”, diz. Há um ano atrás, a caixa com 360 ovos era comercializada por R$ 78,00, porem, hoje, custa apenas R$ 51,00.
Para facilitar o escoamento de produção, algumas aves estão sendo descartadas antes da hora. “Estamos antecipando o abate quatro ou cinco semanas antes do previsto”, comenta o coordenador avícola, Francisco Oura.
Apesar de todo esse crescimento na produção de ovos, em entrevista ao Universo Agro o Presidente do Sindicato Rural, Welinton Koga, destaca que o cenário não está favorável para os avicultores. “Muitas galinhas estão morrendo por causa do calor, além disso, os custos com os insumos agrícolas aumentaram expressivamente”, finaliza.

Fonte original: Universo Agro