ICPRural em alta


O Índice de Confiança do Produtor Rural (ICPRural), medido trimestralmente pelo Programa de Pesquisas em Agronegócios da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão (AgroFEA), ficou em 68,4 pontos em janeiro, alta de 14% ante os 60,3 pontos do levantamento de outubro de 2014.
"Esse aumento, mesmo que ainda tímido, gera uma boa perspectiva no cenário agrícola brasileiro", informaram os pesquisadores da AgroFEA. Em janeiro de 2014, o indicador apontou 93 pontos, mais perto dos 100 pontos, valor que é o limite entre o pessimismo (abaixo) e o otimismo (acima) dos produtores.
Um dos indicadores utilizados no cálculo do ICPRural, o de preços, ficou em 76,6 pontos, alta de 61% sobre o levantamento anterior. "Apesar da tendência de queda do preço do milho nos últimos meses, o produtor parece não se mostrar surpreso."
Outro crescimento considerável foi o de condições atuais, que variou de 49,1 pontos para 65,3 pontos, ou 33%. "A expectativa de melhora no tempo e chegada de chuvas mais regulares, anunciadas pela meteorologia, são motivações para os produtores esperarem uma produção melhor com relação à safra passada", informaram. No entanto, o indicador de insumos caiu de 86 pontos para 77,2 pontos, em função da alta do dólar, que influencia nos produtos.

Fonte original: DCI