Deusa Ceres


A 43ª Edição da Deusa Ceres ocorre dia 29 de abril, durante a Agrishow, no Auditório da Fazenda, em Ribeirão Preto, às 16h. A tradicional cerimônia da AEASP homenageia os engenheiros agrônomos que se destacaram em diversas áreas. Dentre as homenagens, a principal delas, de Engenheiro Agrônomo do Ano, será concedida a Luiz Carlos Sayão Ferreira Lima, engenheiro agrônomo e consultor técnico da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF) e um dos maiores especialistas em fitossanitários.
Confira os homenageados de 2014:
ENGENHEIRO AGRÔNOMO DO ANO Luiz Carlos Sayão Ferreira Lima, Engenheiro Agrônomo e Consultor Técnico da Associação Nacional de Defesa Vegetal (ANDEF). Formado pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro em 1957, é um dos maiores especialistas em fitossanitários.
ENGENHEIRO AGRÔNOMO EMÉRITO Julio Cezar Durigan, Engenheiro Agrônomo, professor e reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).
PRÊMIO AEASP 70 ANOS Fernando Penteado Cardoso, Engenheiro Agrônomo, uma das grandes referências da agronomia brasileira, acaba de completar 100 anos de idade. Dentre os inúmeros prêmios que recebeu, foi condecorado pela AEASP como Engenheiro Agrônomo do Ano de 1989, e recebeu da ESALQ a Medalha Luiz de Queiroz, pelos serviços prestados ao Estado de São Paulo em prol da agricultura.

MEDALHA FERNANDO COSTA:

CATEGORIA AÇÃO AMBIENTAL Zuleica Maria de Lisboa Perez, Engenheira Agrônoma, Coordenadora de Planejamento Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e do Programa Estadual de Resíduos Sólidos.
CATEGORIA COOPERATIVISMO Manoel Ortolan, Engenheiro Agrônomo, Presidente da Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo (Canaoeste) e Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil (Orplana).
CATEGORIA DEFESA AGROPECUÁRIA Geysa Pala Ruiz, Engenheira Agrônoma especialista em defesa sanitária vegetal e ex-funcionária da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo.
CATEGORIA ENSINO Sinval Silveira Neto, Engenheiro Agrônomo, Entomologista e Professor da ESALQ / USP.
CATEGORIA EXTENSÃO RURAL Sylmar Denucci, Engenheiro Agrônomo, responsável pelo programa de melhoramento e lançamento de novas variedades do Departamento de Sementes Mudas e Matrizes da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.
CATEGORIA INICIATIVA PRIVADA E/OU AUTÔNOMO Luiz Rossi Neto, Engenheiro Agrônomo e Diretor Presidente da Agross Insumos da Biociência Ltda.
CATEGORIA PESQUISA José Osmar Lorenzi, Engenheiro Agrônomo,consultor internacional e pesquisador aposentado do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), e um dos principais especialistas em mandioca.
MEDALHA JOAQUIM EUGÊNIO DE LIMA Harri Lorenzi, Engenheiro Agrônomo, especialista em plantas nativas, fundador do Instituto Plantarum, único herbário privado do Brasil.
DESTAQUE COMUNICAÇÃO RURAL Benedito Ruy Barbosa, jornalista e escritor paulista. Conhecido por suas novelas com temas rurais, é autor de Pantanal (1990), Renascer (1993), O Rei do Gado (1996), Terra Nostra (1999) e Meu Pedacinho de Chão (2014).