Frango paulista


O frango que está sendo processado no interior paulista nesta segunda-feira, 20, foi negociado no sábado por R$2,20/kg, o menor valor registrado nos últimos nove meses, isto é, desde o final de julho de 2014.
Essa foi a quarta baixa registrada no mercado paulista neste mês, fazendo com que em apenas sete dias de negócios o frango vivo enfrentasse uma redução superior a 8%.
É interessante notar que os 10 primeiros dias de abril foram fechados com um valor médio superior ao do mesmo mês do ano passado, o que gerou a expectativa de fechar-se o período com algum ganho (ainda que apenas nominal) em relação ao que havia sido registrado um ano atrás.
Mas a expectativa foi efêmera. Pois o prematuro retrocesso de preços no atacado (antes mesmo do final do primeiro decêndio) gerou a criação de excedentes no mercado de aves vivas e, com eles, sucessivas quedas de preço do produto. Daí o valor médio do mês situar-se 1,25% aquém do registrado em abril de 2014.
Vale acrescentar, ainda, que os movimentos até aqui observados não são muito diferentes daqueles registrados um ano atrás. Pois, por exemplo, durante alguns dias os preços foram similares. E, com a baixa de sábado, a cotação atual retrocede ao mesmo valor do final de abril do ano passado.
A diferença crucial, aqui, é que a baixa de 2014 ocorreu no final do mês. Em 2015 estamos apenas iniciando o terceiro decêndio de abril, período do mês em que há forte arrefecimento dos negócios. Ou seja: novas baixas ainda podem ocorrer e o preço médio retroceder bem mais.

Fonte original: Avisite