Prêmio de Harvard


Entre os dias 9 e 12 de janeiro, aconteceu em Natal (RN) o evento Harvard National Model United Nations-Latin America 2014. Representntes de 16 instituições de ensino, entre universidades e colégios de ensino médio, dividiram-se em seis sessões temáticas para debater assuntos de interesse global e seguindo os moldes diplomáticos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além dos estudantes brasileiros, outras dez nações estiveram presentes: Bélgica, Espanha, EUA, Holanda, Mali, Nigéria, Noruega, Paraguai e Peru. Uma delegação de estudantes da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ) participou dos debates, foi premiada e trouxe uma rica experiência sobre governança, relações profissionais e internacionais.

Sob a orientação do professor Alexandre Nunes de Almeida, do Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), a delegação da ESALQ recebeu o prêmio de “Melhor Delegação Pequena” pela representação do Uruguai.

“Quando nos inscrevemos, tínhamos alguns países para escolher representar e fazer um estudo de caso que nos deixasse informados sobre o posicionamento daquele país em relação às questões globais e, entre eles, estava o Uruguai”, conta Cláudia Maria Coleoni, graduanda do curso de GestãoAmbiental da ESALQ e a responsável pela equipe esalqueana em Natal.

Sobre a atuação dos esalqueanos, Karina Hehs dos Santos, estudante de Engenharia Agronômica, participou da Assembléia Geral, no Comitê Social, Humanitário e Cultural, no tópico sobre os direitos da mulher. Também na Assembléia, Caio César Coelho Rodrigues, do curso de Administração, debateu sobre a situação européia em 1946 e sobre energia nuclear.

Cláudia Coleoni foi eleita a “Melhor Delegada” e “Melhor Relatora”. A estudante de Ciências Econômicas, Nicole Ferro Zandoná, recebeu o título de “Delegada de Destaque”. No Conselho Econômico e Social, Gustavo José da Silva Moreira , também do curso de Ciências Econômicas, participou como delegado na sessão Organização dos Estados Americanos.

Os esalqueanos que estiveram em Natal integram o grupo International Students Forum-Brazil, coordenado pelo professor Celso Omoto, do Departamento de Entomologia e Acarologia (LEA) e pretendem divulgar na ESALQ a importância de eventos como este.

Na ocasião, também estiveram presentes representantes da Universidade de São Paulo (USP), Academia Nacional de Estudos Transnacionais, Ari de Sá, Centro Universitário de Brasília, Colégio Cognitivo, Universidad Nacional de Asunción - Filial Coronel Oviedo, Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), McMurry University, Organização Educacional Farias Brito, Poliedro, Red Cross Nordic United World College, Universidad Católica San Pablo, UniversityCollege Maastricht, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, University of  Barcelona.