Incentivo


Produtores rurais de diversos estados podem receber dinheiro para preservar áreas ambientais em suas terras. O Programa Produtor de Água, desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), oferece apoio técnico e financeiro para a execução de ações de conservação da água e do solo.
Implantado em 2006, o programa conta, hoje, com 38 projetos em execução, que abrangem uma área de 400 mil hectares, dos quais 40 mil já foram recuperados de acordo com informações da Agência Nacional de Águas.
Produtor que conservar as áreas ambientais pode receber benefício em dinheiroProdutor que conservar as áreas ambientais pode receber benefício em dinheiro
O processo funciona da seguinte forma: Quando o Programa chega a uma bacia hidrográfica, é lançado um edital informando a população rural sobre o Produtor de Água e a possibilidade deles, voluntariamente, aderirem à iniciativa. O produtor, além de receber um valor em dinheiro – que é calculado com base no custo de oportunidade de uso da área que ele está destinando ao programa –, recebe assistência técnica, material para construção de cercas, mudas e máquinas para construção dos terraços em sua propriedade.
A partir daí, o produtor passa a ser o principal responsável na execução de serviços ambientais. Primeiro ele se dispõe a liberar as áreas que precisam ser revegetadas. Ele também passa a ser o guardião de todas as ações realizadas na sua propriedade, zelando pelo sucesso delas. Isso estimula parceiros a investir no programa por ter garantia da efetividade na execução das ações. Um terceiro aspecto é que o produtor modifica sua maneira de ocupar o solo, aumentado sua renda.
É importante ressaltar que o produtor só recebe o dinheiro após a análise de técnicos envolvidos no Programa. Eles realizam vistorias e emitem parecer atestando o cumprimento do contrato. Os valores a serem pagos serão calculados de acordo com os resultados: abatimento da erosão e da sedimentação, redução da poluição difusa e aumento da infiltração de água no solo.
Para mais informações sobre o Programa Produtores de Água acesse: http://produtordeagua.ana.gov.br/

Fonte original: Universo Agro