Água em Debate


O evento vai reunir representantes de entidades e órgãos governamentais, produtores rurais, especialistas brasileiros e internacionais para discutira gestão dos recursos hídricos.
No evento, que será realizado no dia 18 de agosto, na sede da CNA (Brasília), serão mostradas experiências de outros países que enfrentaram grandes desafios para garantir o fornecimento de água em situações de escassez. O Seminário vai trazer também casos bem-sucedidos de utilização racional da água na atividade agrícola brasileira.
O Seminário “Uso sustentável da água na agricultura– Desafios e soluções” é um evento técnico realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), cujo objetivo é debater e apresentar propostas sobre a utilização racional da água na agricultura, bem como discutir o gerenciamento do uso da água, em épocas de escassez desse recurso, considerando as experiências internacionais de países que tem enfrentado esse problema, com resultados satisfatórios. A iniciativa faz parte de uma série de ações que o Sistema CNA tem dedicado ao tema em 2015.
Dessa forma, o encontro visa debater com profissionais, representantes de entidades e órgãos governamentais, inclusive de outros países, bem como com produtores rurais, os seguintes temas:
- Uso Sustentável e racional da água na propriedade rural. Esse painel visa desmistificar as questões relacionadas à utilização da água (irrigação) e a necessidade de que esse uso seja feito considerando os padrões técnicos e científicos disponíveis, em especial, o ciclo hidrológico aplicado à atividade rural.
- Tecnologias de Irrigação. Os palestrantes irão apresentar as tecnologias atualmente disponíveis, visando o melhor aproveitamento da água nas atividades rurais. Dentre os itens abordados está a eficiência e efetividade do uso da água para a produção de alimentos.
- Governança da água. Experiências internacionais em debate. Os palestrantes irão apresentar mecanismos de governança da água no Brasil, Estados Unidos e Israel, bem como as ações necessárias à implementação de um sistema eficiente de gestão dos recursos hídricos, que atenda as demandas rurais e urbanas.
- Desafios à gestão da água na agricultura. Uma visão Politica. Essa sessão visa discutir quais são os obstáculos para uma estratégia sustentável de gestão da água na agricultura, em longo prazo, para o Brasil, considerando-se, ainda, a disponibilidade de água e terras com aptidão à irrigação, bem como às ações necessárias a serem implementadas, visando o uso racional desse recurso.
Público Alvo: Produtores rurais; Gestores e órgãos públicos com atividades relacionadas à Gestão de recursos hídricos; Pesquisadores; Formuladores de políticas públicas; Lideranças setoriais.
Data: 18/08/2015
Horário: 08:30 às 18:00.
Local: Auditório da sede da CNA, em Brasília (SGAN Quadra 601, Módulo K, Edifício Antônio Ernesto de Salvo).
Transmissão Ao Vivo: o evento também será transmitido pela Internet.
INSCREVA-SE: http://canaldoprodutor.com.br/inscricaoseminarioaguanaagricultura