Fenasucro


A 23ª edição da Fenasucro & Agrocana acontecerá de 25 a 28 de agosto, nos pavilhões do Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP. A feira reúne os líderes do mercado e seus principais compradores vindos de todo o Brasil e de mais 50 países. Neste ano, a expectativa é receber mais de 33 mil visitantes/compradores.
Com foco em negócios, a Fenasucro & Agrocana estará dividida em cinco grandes setores: Agrícola, Fornecedores Industriais (pequenos, médios e grandes fornecedores de equipamentos, suprimentos e serviços industriais), Processos Industriais (vitrine do que há de mais moderno em tecnologias, máquinas, equipamentos e serviços para a indústria), Transporte e Logística e Energia.

Seminário Vinhaça

No dia 27 de agosto, o Espaço de Conferências Fenasucro & Agrocana recebe o Seminário STAB Regional Sul que irá discutir "A vinhaça na Agroindústria da Cana-de-Açúcar" e prestará homenagem ao Dr. Nadir Almeida da Glória.
O Seminário, com início marcado para as 8h, terá antes das apresentações a exibição de um vídeo que narra a trajetória do pesquisador e depoimentos de pessoas que foram orientadas e participaram efetivamente do trabalho do Dr. Nadir Almeida da Glória.
O programa de palestras foi desenvolvido de forma que os participantes possam acompanhar todas as etapas da utilização da vinhaça. Por isso, o primeiro a se apresentar será o consultor Florenal Zarpelon que traz um estudo sobre a concentração ideal do resíduo. Em seguida, Valmir Barbosa, da Usina Catanduva, debate sobre a aplicação de vinhaça concentrada no solo.
O consultor José Luiz Ioriati Dematte discursa sobre a "Nutrição complementar em áreas de vinhaça", seguido pelo também consultor Silvio Roberto Andrietta, que irá apresentar "Consequências do uso de matéria-prima proveniente de áreas de aplicação de vinhaça".
Encerrando as discussões, a pesquisadora da Unesp de Jaboticabal/SP, Marcia Mutton, fala sobre "Problemas de processamento de matéria-prima provenientes de áreas de aplicação de vinhaça para a fabricação de açúcar".

O uso da vinhaça

A vinhaça é um resíduo pastoso que sobra após a destilação do caldo da cana-de-açúcar (garapa) fermentado, para a obtenção do etanol (álcool etílico). Para cada litro de álcool produzido, 12 litros de vinhaça são deixados como resíduo.
O uso controlado da vinhaça é reconhecidamente uma boa prática na cultura canavieira, pois permite a total reciclagem dos resíduos industriais (vinhoto, torta de filtro e água de lavagem - de limpeza do chão, de purga do circuito fechado e condensados remanescentes), aumento da fertilidade do solo, redução da captação de água para irrigação, redução do uso de fertilizantes químicos e custos decorrentes.

Serviço: 23ª Fenasucro & Agrocana
Data: de 25 a 28 de agosto
Local: Centro de Eventos Zanini - Sertãozinho/SP
Horário: das 8h às 20h
Mais informações: Site: www.fenasucro.com.br Facebook: /Fenasucro

Fonte original: assessoria de imprensa