Dia do Campo


Comemorado há mais de dez anos, em 18 de agosto, o Dia Nacional do Campo Limpo já reuniu cerca de um milhão pessoas de todo o Brasil. Em 2015, a tradicional celebração reunirá os envolvidos no Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos), entre eles o inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas na destinação desse material – e as comunidades do entorno das centrais de recebimento de embalagens vazias para compartilhar os resultados e benefícios gerados por esse sistema que é referência no país e no mundo.
Segundo João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV, desde o início das operações do Sistema, em 2002, até o momento já foram destinadas mais de 330 mil toneladas do material. “A existência do Sistema permitiu, por exemplo, que 447 mil toneladas de CO2 deixassem de ser emitidas - volume que corresponde a um milhão de barris de petróleo que deixaram de ser extraídos”. Para ele, o Dia Nacional do Campo Limpo é o marco desse sucesso, é o momento de compartilhar com todos essa iniciativa que gera resultados positivos para o meio ambiente e sociedade.
As principais atividades da 11ª edição devem envolver mais de 100 unidades de recebimento presentes em 22 estados brasileiros. Apesar de a data do calendário oficial ser 18 de agosto e grande parte das centrais realizarem, neste dia, o “Portas Abertas” (abertura da central para a visitação do público que tiver interesse), durante toda a semana serão realizadas atividades de celebração. Ainda, na sexta-feira (21) acontecerá a solenidade oficial de encerramento das comemorações, em Taubaté (SP), na Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos – recicladora criada com o objetivo de fechar o ciclo de gestão das embalagens de defensivos agrícolas pós-consumo e promover a autossuficiência econômica do Sistema Campo Limpo. Na ocasião também será celebrado o lançamento da pedra fundamental da Campo Limpo Tampas e Resinas Plásticas Ltda. A nova recicladora parceira do Sistema produzirá sistemas de vedação de alta performance, as Ecocaps.

Sobre o Dia Nacional do Campo Limpo

O Dia Nacional do Campo Limpo foi instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008. Cerca de um milhão de pessoas, de todo o país, já participaram das comemorações; em 2014 foram 92 mil. A celebração da data é realizada pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do inpEV, seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, entidades representativas do setor (Abag, Aenda, Andav, Andef, Aprosoja, CNA, OCB e Sindag), organizações públicas (governo municipal e estadual) e privadas, além de outros apoiadores locais.

Fonte original: assessoria de imprensa