Fruticultores unidos


Produtores de frutas do Brasil lançaram nesta semana, em Brasília, a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas). A entidade atuará em defesa dos interesses da fruticultura, representando um segmento relevante da produção agrícola brasileira, com exportações anuais de 693 mil toneladas e receita de US$ 619 milhões. O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas, superado apenas por China e Índia.
O primeiro presidente da Abrafrutas será o empresário Luiz Roberto Barcelos, maior exportador de frutas do Brasil e produtor rural do Ceará. A Associação irá trabalhar em conjunto com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) na busca de novos mercados para as vendas externas de frutas brasileiras.
Segundo as entidades, as exportações estão concentradas na União Europeia (UE), destino de 76% dos embarques do produto. O melão lidera as exportações do país, com 181,7 mil toneladas colocadas no mercado internacional, em 2014. A uva, manga, limão, mamão e abacate são outros destaques das exportações do segmento frutas frescas.