Prêmio internacional


O projeto Sistema de Produção Integrada Alternativa de Alimentos – Sisteminha Embrapa, desenvolvido pelo pesquisador Luiz Guilherme e aperfeiçoado pela Embrapa Meio-Norte, foi mais uma vez premiado. Desta vez, na categoria Inovação Social. O projeto ganhou o Prêmio Innovagro 2014, da Rede de Gestão de Inovação do Setor Agroalimentício – Rede Innovagro, que tem sede no México.
O prêmio será entregue no dia 24 deste mês, na cidade de Córdoba, na Espanha, abrindo o Seminário Internacional de Redes de Inovação em Agroalimentos. Estavam concorrendo ao Innovagro 2014, representantes de instituições do México, Nicarágua, Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, El Salvador, Costa Rica e Brasil.
O projeto premiado, nasceu em dezembro de 2011, e utiliza materiais disponíveis na região nordeste, com ênfase na aquicultura, e é voltado para o fortalecimento da produção de base familiar, desenvolvendo oportunidades de negócios com origem em empreendimentos ligados ao Sisteminha Embrapa.
Em 2013, o Sisteminha Embrapa foi o 3º colocado no Prêmio da Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social, na categoria Instituições de Pesquisa e Universidades, e recebeu R$ 30 mil para o investimento na iniciativa.
Também no ano passado, mais de 2.500 pessoas, em mais de 30 eventos, conheceram a tecnologia, além de um convênio de mestrado na Universidade Federal do Piauí e três especializações na Universidade Estadual do Piauí, mostrando o destaque do projeto no âmbito acadêmico do Estado. O sistema gerou também três monografias e um projeto aprovado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura.