Drone é destaque em feira


A 11ª edição da Agrifam, que comemora o Ano Internacional da Agricultura Familiar, contará com uma tecnologia nova da Embrapa Instrumentação. A instituição da cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, apresenta ao público um drone, que poderá ser utilizado por pequenos produtores na gestão da lavoura. Junto com o aparelho serão demonstrados os softwares para análise das imagens captadas e que são usadas para facilitar o levantamento de falhas de plantio, obtenção de mapas de estágios de desenvolvimento da lavoura, localizar doenças, deficiências e pragas, presença de plantas invasoras, dentre outras.
De acordo com o pesquisador Lúcio André de Castro Jorge, responsável por pesquisas com os veículos aéreos não tripulados, desde a escolha do drone até a câmera a ser embarcada requer cuidados, para que realmente se obtenha informações úteis das imagens registradas por elas.
Além dessa tecnologia, os visitantes ainda terão a oportunidade de conhecer os sensores de baixo custo para irrigação e sistema para saneamento básico na área rural. A feira ocorre de 1 a 3 de agosto, em Lençois Paulista (SP).