Congresso Brasileiro de Fertilizantes


Com a presença de importantes nomes das áreas do conhecimento econômico, infraestrutura, logística e agropecuária do País, dentre outros, será realizado no dia 26 de agosto próximo, no Hotel Renaissance, em São Paulo, o 4º Congresso Brasileiro de Fertilizantes. Promovido pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), o encontro terá como tema central Desafios e Oportunidades, que resume bem o atual momento vivido pelo setor: afinal de contas, as análises feitas por vários organismos internacionais como Banco Mundial e FAO indicam que o uso de fertilizantes – hoje responsáveis por 50% do suprimento de alimentos produzidos no mundo – desempenha papel crucial no aumento da produtividade necessária para atender a demanda projetada.
De acordo com projeções feitas pela própria FAO, há uma estimativa de que será necessário um crescimento da ordem de 60% na demanda mundial por alimentos até 2050. Os cálculos de vários organismos mundiais apontam a necessidade de se produzir 1 bilhão de toneladas de grãos e 200 milhões de toneladas de carne a mais por ano. Para se ter uma noção do impacto dessa necessidade, estima-se que, nos próximos 40 anos, será necessário produzir uma quantidade de alimentos similar à que foi produzida nos últimos 8 mil anos. Grande parte dessa produção deverá ocorrer em países emergentes, em especial no Brasil.
O Congresso da ANDA propiciará a oportunidade de se dabater as oportunidades e desafios do setor de fertilizantes, o qual terá cada vez mais um papel vital na concretização desse aumento na produção capaz de atender ao crescimento projetado.