• LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook

Qual termo usar: engenharia agronômica ou agronomia? - AEASP - Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo

Home Estudante / Qual termo usar: engenharia agronômica ou agronomia?

Qual termo usar: engenharia agronômica ou agronomia?

6 de dez de 2019 Estudante

Professor da Esalq explica quais diferenças existem entre as expressões que são motivo de dúvida para profissionais da carreira

Ainda existe uma confusão muito grande entre o que é engenharia agronômica e agronomia. “A agronomia é uma ciência que congrega diversas áreas, sendo uma delas a engenharia agronômica. Mas existem outras, como é o caso da engenharia de pesca, engenharia agrícola, engenharia florestal”, diz Otavio José Menten, coordenador do curso de engenharia agronômica da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq).

De acordo com ele, o termo agronomia é usado como sinônimo para ciências agrárias. “Então, o correto é se referir ao curso como engenharia agronômica, que nada mais é do que uma das vertentes desse universo maior que é a agronomia.”

Em 1933, quando a profissão foi regulamentada, era comum  referir-se ao profissional da carreira como engenheiro agrônomo ou agrônomo. Mas, desde 1946, ficou oficializado que o título concedido aos diplomados é o título de engenheiro agrônomo. Apesar disso, o Ministério da Educação reconhece as duas nomenclaturas e daí vem a dúvida de quem busca pelo curso em diferentes instituições brasileiras. “Para o estudante, deve ficar claro que não existe diferença entre as grades curriculares dos cursos de engenharia agronômica e agronomia.” Na prática, os dois se resumem à mesma carreira.

Na opinião do professor da Esalq, o ideal seria adotar apenas a expressão engenharia agronômica. “Engenheiros agrônomos são formados em cursos de engenharia agronômica e não de agronomia. Agronomia é um termo que deve ser utilizado com o significado de ciência. Então, não existem agrônomos, existem engenheiros agrônomos”, completa.

*matéria originalmente publicada em Outubro de 2014

Fonte: Globo Rural

Texto: MARINA SALLES / EDIÇÃO: VINICIUS ARRUDA