REGIMENTO DA DELEGACIA REGIONAL DA AEASP


CAPÍTULO I - Da delegacia


Artigo 1º

A Delegacia Regional da AEASP, é um segmento regional da ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS AGRÔNOMOS DO ESTADO DE SÃO PAULO - AEASP, sediada em um determinado município, e portanto, deve obedecer aos Estatutos Sociais da AEASP e este Regimento para Instalação de uma Delegacia Regional, que foi aprovado em reunião conjunta do Conselho Deliberativo e da Diretoria Executiva da AEASP realizada em 28/06/2007.


Parágrafo 1º - A região de abrangência da Delegacia Regional da AEASP se constitui nos municípios que compõem uma determinada região, a serem definidos por ato do Presidente da AEASP, e que podem ser alterados à critério da Diretoria Executiva da AEASP para melhor atender seus objetivos.


Parágrafo 2º - A Delegacia Regional da AEASP, será criada e instalada por decisão da Diretoria Executiva da AEASP, podendo ser extinta quando não mais atender seus objetivos e os interesses da AEASP.


Artigo 2º

A Delegacia Regional da AEASP, em sua área de atuação, tem os seguintes objetivos:


A - Promover palestras, cursos, seminários, debates, encontros e outros eventos;


B - Propor estudos e apoiar soluções agronômicas regionais;


C - Conferir diplomas, premiações e homenagens aos profissionais da área de ciências  agrárias ou empresas do agronegócio, submetendo previamente à Diretoria Executiva da AEASP;


D - Difundir os conceitos de ética profissional e sobre a legislação do exercício profissional;


E - Promover o intercâmbio entre instituições de extensão rural, ensino e pesquisa agropecuária regionais, com a AEASP;


F - Observar e fazer cumprir os objetivos da AEASP, estabelecidos em seus Estatutos Sociais;


G - Divulgar e defender os princípios de associativismo da AEASP;


H - Ampliar o quadro de associados da AEASP;


I - Representar o Presidente da AEASP quando necessário, e


J - Estabelecer convênios, acordos ou ajustes com terceiros, mediante aprovação da Diretoria Executiva da AEASP.


Artigo 3º

A Delegacia Regional da AEASP será dirigida por um sócio quite com a tesouraria da AEASP, que será nomeado pelo Presidente da AEASP, após aprovação da Diretoria Executiva, para o cargo de Delegado Regional da AEASP.


Parágrafo 1º - O período de mandato do Delegado Regional será igual ao período de gestão da Diretoria da AEASP que o nomear.


Capítulo II

DAS ATRIBUIÇÕES DA DELEGACIA REGIONAL


Artigo 4º

A Delegacia Regional da AEASP por meio do seu Delegado Regional e com a colaboração dos demais associados daquela região, tem como atribuições, na sua área de atuação:


A - Realizar encontros culturais, técnico-científicos ou de confraternização entre os associados da AEASP e demais profissionais de ciências agrárias;


B - Divulgar a importância do associativismo e os objetivos da AEASP;


C - Inscrever novos associados na AEASP;


D - Informar previamente à Diretoria da AEASP sobre a realização de eventos de interesse profissional ou do agronegócio regional;


E - Participar de eventos de interesse regional;


F - Promover debates para a solução de problemas agrários e do agronegócio, visando a preservação do meio ambiente, o desenvolvimento sustentado da agropecuária e a melhoria da qualidade de vida da população; e


G - Representar a AEASP na região, quando necessário.


Capítulo III

DA COMPETÊNCIA DO DELEGADO REGIONAL


Artigo 5º

O Delegado Regional da AEASP, dentro de sua área de atuação, compete:


A - cumprir e fazer cumprir os objetivos da Associação e as diretrizes estabelecidas Diretoria da AEASP;


B - representar o Presidente da AEASP em todo e qualquer evento regional de importância para a agronomia e para o agronegócio, no impedimento deste;


C - divulgar os objetivos da AEASP visando buscar novos associados;


D - manifestar-se junto à Diretoria da AEASP sobre acontecimentos ou situações que envolvam a necessidade de maior participação da classe agronômica e demais profissionais de ciências agrárias, na defesa de interesses da categoria e do setor agropecuário; e


E - participar de reuniões da Diretoria Executiva da AEASP.


Capítulo IV


DISPOSIÇÕES FINAIS


Artigo 6º

A Delegacia Regional da AEASP não responde, solidária ou subsidiariamente pelas obrigações assumidas pelos associados da AEASP, da sua região, quando não consubstanciados pelos Estatutos Sociais da AEASP ou em documento expedido pela sua Diretoria Executiva.


Artigo 7º

A Delegacia Regional da AEASP deverá ter uma estrutura mínima composta pelo Delegado, Delegado Adjunto, 1º Secretário e 2º Secretário.



Parágrafo único: o Delegado Adjunto, o 1º Secretário e o 2º Secretário serão nomeados pelo Delegado Regional, após aprovação da Diretoria Executiva da AEASP.


Artigo 8º

Este Regimento poderá ser alterado, acrescido ou complementado a qualquer tempo, por decisão da Diretoria Executiva da AEASP e mediante aprovação do Conselho Deliberativo.


VOLTAR