As inscrições para o 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café terminaram e contabilizam 760 amostras recebidas pela Experimental Agrícola do Brasil/illycaffè.
As amostras chegaram de diversas regiões do país, entre elas: Sul de Minas, Cerrado Mineiro, Matas de Minas, Chapada de Minas, São Paulo, Região Sul e Região Centro-Oeste.
De acordo com Dr. Aldir Teixeira, Diretor-Geral da Experimental e Presidente da Comissão Julgadora do Prêmio desde a primeira edição, em 1991, a quantidade e a qualidade de amostras enviadas melhora a cada ano. “Neste ano tivemos um aumento de mais de 30% no número de amostras inscritas em relação ao ano passado. A cada edição a seleção das 40 finalistas fica mais difícil, pois recebemos muitos cafés com nota máxima, com excelente qualidade”, adianta.
Para o 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café serão selecionados 40 produtores finalistas . Desses, os três primeiros ganharão uma viagem ao exterior para participar do 9º Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy em 2024, além de ganhar prêmios em dinheiro e diplomas.
A divulgação dos 40 finalistas está prevista para novembro de 2023 e a cerimônia de premiação, na qual será revelada os vencedores regionais e o Classificador do Ano, será realizada no primeiro semestre de 2024, em datas ainda a serem definidas pela illycaffè.
|