• LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook

Morre o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso

Home Notícias / Morre o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso

Morre o engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso

8 de set de 2021 Notícias

O engenheiro agrônomo Fernando Penteado Cardoso, sócio nº 36, da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), faleceu ontem, feriado de 7 de setembro, em São Paulo. O velório acontecerá hoje, 8 de setembro, no crematório Horto da Paz, em Itapecerica da Serra, às 12:00; seu corpo seguirá para cremação no período da tarde. Ele completaria 107 anos no dia 19 deste mês.
Formado pela escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP) em 1936, tornou-se um expoente da agricultura brasileira. Iniciou sua carreira como subinspetor agrícola da Secretaria da Agricultura do estado de São Paulo, 1937/41, com estágio nos EUA em 1939, trabalhou como sócio do Escritório Técnico Agrícola (ETA), 1938/39, foi administrador rural da Fazenda Monte Alegre, propriedade familiar, em Descalvado (SP) 1941/50. Fundou a F. Cardoso & Cia. Ltda, empresa de fertilizantes, em 1942. Na política, também ocupou posições em entidades classistas e órgãos públicos, foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, em 1964.
Ganhou projeção como fundador e presidente da Manah S.A, empresa de fertilizantes criada por ele em 1947, mantendo suas atividades por 53 anos. Esteve à frente de vários empreendimentos rurais no interior paulista, como a fazenda onde viveu neste período de quarentena devido à pandemia de covid-19, em Mogi Mirim.
Sua empresa Manah é lembrada até hoje pela contribuição que deu ao setor e é estudada em escolas de propaganda e marketing pelo sucesso do slogan criado por Cardoso: “Com Manah, adubando dá”. Com a venda da companhia, em 2000, a família destinou uma parte do dinheiro para criar a Fundação Agrisus, cuja missão é o incentivo à pesquisa agrícola e sustentabilidade da agropecuária nacional.
Sua trajetória serve de inspiração a todos os profissionais da agronomia. Fernando Penteado Cardoso foi um grande incentivador do agro, em todas as frentes, apoiando também as atividades da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo. Em sua primeira edição, em maio de 1970, o Jornal do Engenheiro Agrônomo, da AEASP, entrevistou Cardoso, quando ele já era um destaque no ramo empresarial.
A AEASP expressa condolências à família e presta sua homenagem a um dos nomes mais importantes da agricultura brasileira por sua bela trajetória.