AEASP realiza a 51ª edição da Cerimônia Deusa Ceres
A Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) realizou a sua tradicional Cerimônia da Deusa Ceres nesta quarta-feira, 21 de junho, no anfiteatro do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP). Profissionais da engenharia agronômica, autoridades e familiares dos homenageados marcaram presença.
Após os agradecimentos e cumprimentos, o presidente da AEASP, Henrique Mazotini declarou. “A produção agrícola brasileira vem constantemente crescendo e o excelente desempenho não é devido apenas ao aumento da área plantada, mas principalmente pela aplicação das mais diversas tecnologias. A nossa profissão além de atender o mercado interno, também faz com que o Brasil lidere a exportação de alimentos, refletindo no trabalho dos profissionais que atuam nas diferentes áreas da agropecuária. Em nome da nossa associação, parabenizo a todos aqueles que trabalham para o engrandecimento da nossa agropecuária e para manter o aumento constante da produção de alimentos saudáveis e conservação ambiental. “
Por meio do seu Conselho Deliberativo e mediante proposta fundamentada pela diretoria e associados, todos os anos a AEASP escolhe os profissionais que serão laureados. O objetivo da premiação é reconhecer a contribuição dos engenheiros agrônomos para o agronegócio brasileiro e para a sociedade, de maneira geral.
O título de Engenheiro Agrônomo do Ano de 2022 foi dado a João Cesar Rando. Por questões de saúde, Rando não pôde comparecer, mas foi representado por seus filhos.
Nesta edição, a AEASP criou uma premiação especial intitulada Engenheiro Agrônomo da Paz, concedida a uma das mais importantes lideranças da agronomia, Alysson Paolinelli. Também por motivos de saúde, ele não pôde receber a honraria pessoalmente e foi representado pelo ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues.
Já as medalhas Fernando Costa foram entregues a Luís Gustavo de Souza Ferreira (Ação Ambiental), Maria Aparecida Gazzoli Sajovic Martins (Defesa Agropecuária), Maurício Konrad (Extensão Rural), Nilva Teresinha Teixeira (Ensino), Heitor Cantarella (Pesquisa), Geraldo Ubirajara Berger (Iniciativa Privada). A medalha Joaquim Eugênio de Lima, dedicada aos engenheiros agrônomos que se destacam na área de Paisagismo, foi entregue a Maria Alice de Lourdes Bueno Sousa.