Agricultura Gigante e Global: a epopeia de Alysson Paolinelli
Neste ano, fez 50 anos que o engenheiro agrônomo Alysson Paolinelli, três vezes indicado para o Prêmio Nobel da Paz, chegou à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, depois de uma rica experiência como secretário de Agricultura de Minas Gerais. Sua atuação é considerada como uma transformação que mudou a face da agricultura e do agronegócio brasileiro.
O livro “Agricultura Gigante e Global – A epopeia que Alysson Paolinelli começou em 1974”, organizado pelo conselheiro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS), Coriolano Xavier, em parceria com Ivan Wedekin, Benê Cavechini e Suelen Farias, é uma homenagem ao legado de um dos mais visionários e influentes líderes do setor agropecuário do Brasil.
O livro vem com depoimentos de amigos que conviveram com Paolinelli, entre eles, Manoel Mário de Souza Barros, presidente da Academia Latino Americana do Agronegócio – ALAGRO, teve apoio da Rede Alysson Paolinelli de Sustentabilidade, da Sociedade Rural Brasileira e da ALAGRO. O Lançamento aconteceu em São Paulo (SP) durante o 23º Congresso Brasileiro do Agronegócio.
Coriolano destaca a visão e a capacidade de Paolinelli: “Este tributo literário sintetiza as realizações de Paolinelli em dimensões de sua vida pública e profissional, incluindo ações inovadoras, contribuições para o Brasil e o mundo, depoimentos sobre sua influência e pequenas histórias pessoais que ilustram sua jornada”.
O conselheiro detalha que a obra traz 10 passos essenciais da trajetória de Paolinelli, 10 ações inovadoras, 10 contribuições globais, 10 depoimentos significativos e 10 histórias e causos, oferecendo um panorama da ousadia e inteligência com que Paolinelli construiu uma trajetória de desenvolvimento econômico e social para o Brasil. “De forma simples esses destaques somam 50 exemplos (em 50 anos)”, disse o conselheiro.
José Otávio Menten, presidente do CCAS, reforça a conexão do propósito da entidade com a obra lançada ao afirmar: “A ciência anda junto com a história e é muito importante que as gerações futuras tenham acesso ao que aconteceu no país nesses anos tão importantes para a agricultura”.
A história de Alysson Paolinelli, como apresentada no livro, não é apenas um relato de realizações passadas, mas um guia para o futuro. Ao destacar a importância da ciência e do conhecimento na agricultura, o livro e o trabalho do CCAS mostram como a combinação de visão estratégica e ação fundamentada podem transformar um setor e, por extensão, uma nação inteira.
Livro : Agricultura gigante e global – a epopeia que Alysson Paolinelli começou em 1974.
Iniciativa: Rede Paolinelli
Organização: Coriolano Xavier e Ivan Wedekin.
Texto: Bene Cavechini, Coriolano Xavier, Ivan Wedekin e Suelen Farias.
Prefácio: Roberto Rodrigues.
Disponível no site da Rede Paolinelli, em download gratuito; clique AQUI
Fonte: Portal DBO e zeaparecido