“Prêmio Produtividade com Modernidade”: participe da segunda edição
O “Prêmio Produtividade com Modernidade” está em sua segunda edição neste ano e já ultrapassou o número de participantes da primeira. As inscrições vão até quinta (15). Essa premiação pretende reconhecer as empresas que tem maior produtividade de açúcar por área atrelada ao uso de variedades de cana-de-açúcar liberadas pelos programas de melhoramento nacionais.
A iniciativa é promovida pelo Programa Cana do IAC (Instituto Agronômico), pertencente à Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), órgão da secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Em 2023, participaram 219 empresas, dentre usinas, destilarias, fornecedores e associações de produtores.
Etapas da premiação
Assim como na primeira edição, o prêmio será entregue por cada região produtora, no total são 12. De todas elas, o “Prêmio Nacional de Produtividade” é dedicado à melhor empresa de todas essas regiões. Saiba como é feita a divisão:
- Estado de Alagoas
- Estados da região Norte/Nordeste, exceto Alagoas
- Estados de Goiás/Tocantins
- Estados de Mato Grosso/Mato Grosso do Sul
- Estados de Minas Gerais/Espírito Santo
- Estado do Paraná
- Região de Araçatuba/SP
- Região de Assis/SP
- Região de Jaú/SP
- Região de Piracicaba/SP
- Região de Ribeirão Preto/SP
- Região de São José do Rio Preto/SP
- PRÊMIO NACIONAL DE PRODUTIVIDADE (considerando todas as regiões, a empresa que apresentar o melhor resultado no Índice IAC de Produtividade receberá o Prêmio Nacional de Produtividade.)
O parâmetro utilizado para essa avaliação é o IIP (Índice IAC de Produtividade). Continue lendo e saiba como ele é calculado.
Cálculo do IIP
O parâmetro utilizado para premiação é o IIP (Índice IAC de Produtividade), a equação que o calcula tem as seguintes variáveis:
- TAH5 (Toneladas de ATR por Hectare) – média aritmética dos cinco primeiros cortes da unidade produtora; o que isola o efeito do estágio médio de corte
- ILV (Índice de Liberação Varietal) – % da área cultivada da variedade x (ano atual – ano de liberação da variedade), variando da primeira à última variedade cultivada pela produtora; encontrando a idade média das variedades usadas
Dessa forma, o cálculo é feito pela equação:
IIP = TAH5 – 0,20 x ILV
Regras para participar da segunda edição
Para quem deseja se inscrever, o preenchimento do formulário é obrigatório e deve ser feito até o dia 15 de agosto. Além disso, é necessário:
- Enviar da planilha de Produção e Produtividade da safra 2023/24 até o 15/08/2023,
- Enviar a planilha do Censo Varietal até da safra 2023/24 até 15/08/2023,
- Possuir uma produção superior à 500 mil toneladas de cana.
Fonte: A Cidade On