AEASP realiza a 50ª edição da Deusa Ceres em Ribeirão Preto
Na tarde de 27 de abril de 2022, a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) realizou a 50ª edição da Cerimônia Deusa Ceres, que premia anualmente os engenheiros agrônomos com atuações destacadas em diferentes segmentos da agropecuária.
Na ocasião, foram entregues as láureas aos profissionais eleitos em 2021 pelos conselhos deliberativo, fiscal e diretoria executiva da AEASP, após análise dos currículos dos engenheiros agrônomos indicados pelos associados e instituições públicas e privadas.
O evento reuniu cerca de 200 convidados no auditório do Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto (SP), entre autoridades, profissionais da agronomia, produtores rurais, empresários e executivos, além de familiares e amigos dos premiados.
Destacam-se as presenças do ex-ministro da Defesa e relator do Código Florestal, Aldo Rebelo; do ex-ministro da Agricultura Pecuária e Abastecimento e coordenador do Centro de Estudos do Agronegócio (FGV Agro) Roberto Rodrigues; do ex-ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, do ex-secretário de Agricultura, Arnaldo Jardim, e diversos representantes de organizações empresariais, classistas e setoriais.
Em seu discurso de boas-vindas, o presidente da AEASP, Henrique Mazotini saudou aos presentes e afirmou, “nada mais justo que homenagear engenheiros agrônomos que fizeram do seu esforço, do seu desprendimento e do seu conhecimento técnico importantes contribuições para o desenvolvimento da agropecuária nacional, principalmente para a produção de alimentos”.
Evaristo Eduardo de Miranda, pesquisador e ex-chefe geral da Embrapa Territorial, recebeu o troféu de Engenheiro Agrônomo do Ano de 2021 da AEASP.
Já as medalhas Fernando Costa foram entregues à Carlos Eduardo Pellegrino Cerri (Ação Ambiental), Victor Branco de Araújo (Assistência Técnica e Extensão Rural), Diogenes Kassaoka (Cooperativismo), Chukichi Kurozawa (Defesa Agropecuária), Zacarias Xavier de Barros (Ensino), José Fernandes Franco (Iniciativa Privada), Antonio Ambrosio Amaro (Pesquisa).
José Manoel Gobbi de Oliveira foi contemplado com a medalha Joaquim Eugênio de Lima, que enaltece os engenheiros agrônomos atuantes no paisagismo.
Também foram laureados o jornalista Carlos Alberto da Silva (Destaque Comunicação Rural) e a empresa Herbae Consultoria e Projetos Agrícolas (Destaque Empresa do Agronegócio), representada pelos sócios, Tiago Pereira Salgado e Marcos Antonio Kuva.
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foi homenageada por seus 130 anos.