• LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook

Análises de Fertilizantes e Resíduos - AEASP - Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo

Home Artigos / Análises de Fertilizantes e Resíduos

Análises de Fertilizantes e Resíduos

4 de out de 2022 Artigos

IAC: Novo Laboratório de Análise Química de Fertilizantes e Resíduos com potencial de uso agrícola

*Dr.ª Aline Renée Coscione

O Laboratório de Análise Química de Fertilizantes e Resíduos está em novas instalações. Ele passou a ocupar o prédio da seção de fisiologia vegetal, ao lado da famosa estufa envidraçada na sede do Instituto Agronômico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Nessa nova configuração, conta com uma área de cerca de 200 metros quadrados dedicados aos ensaios e mais 100 metros quadrados de área administrativa num espaço linear. Essa é a segunda reforma pela qual o laboratório passa desde sua fundação, em 2005. A primeira ocorreu em 2009 ainda no Edifício Conselheiro Antônio Prado e envolveu a adequação e modernização dos laboratórios, permitindo em seguida (2010) a acreditação dos ensaios realizada pela CGCRE do Inmetro, que é mantida até hoje (CRL0450).

Apesar de 2005 marcar a organização das atividades de análise de resíduos com potencial de uso agrícola, como um laboratório, o IAC já realizava análises e pesquisas com a aplicação de vinhaça, com o dr. Otávio Antonio de Camargo, desde a década de 1980 e, posteriormente, com lodo de esgoto e composto de lixo urbano, com o dr. Ronaldo Berton, ambos aposentados. Com o crescimento do interesse da sociedade na reciclagem de nutrientes de resíduos e subprodutos de atividades urbanas e agroindustriais e com o ingresso de novos pesquisadores, em 2005, deu-se origem a um novo laboratório.

A ISO 17025 não é apenas uma certificação, ela garante que o laboratório execute suas atividades estritamente dentro de padrões técnicos, assegurando a validade do resultado final. Além da acreditação na CGCRE do Inmetro, o Laboratório de Análise Química de Fertilizantes e Resíduos faz parte dos laboratórios credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar análises fiscais Físico-Químicas de Fertilizantes, em apoio aos laboratórios do próprio Mapa, desde 2011. Além do IAC, apenas outro laboratório no país possui esse credenciamento.

As análises de fertilizantes, corretivos, condicionadores, substratos e resíduos com potencial de uso agrícola asseguram ao agricultor que as quantidades recomendadas e aplicadas vão suprir as necessidades para as plantas em relação aos nutrientes presentes no fertilizante, que o corretivo vai produzir o efeito desejado e que esses insumos não possuem contaminantes em quantidade que possam se acumular no solo além de níveis considerados seguros. A análise desses insumos evita desperdícios e reduz impactos ambientais por excessos no campo.

O uso de resíduos permite a reciclagem dos nutrientes neles contidos, substituindo total ou parcialmente a adubação convencional. Dentre outros serviços disponíveis, encontram-se as análises de nutrientes em produtos e subprodutos da indústria sucroalcooleira, o monitoramento de metais pesados em solos e os ensaios para a determinação da eficiência agronômica de resíduos e novos fertilizantes. O laboratório realiza cerca de 3 mil análises de fertilizantes e de resíduos por ano.

O Laboratório de Análise Química de Fertilizantes e Resíduos é uma unidade do Centro de Solos e Recursos Ambientais, que conta com outros laboratórios de prestação de serviço e auxílio à pesquisa, do qual o laboratório de Fertilidade do Solo é o mais antigo e mais conhecido. O Laboratório de Análise Química de Fertilizantes e Resíduos está localizado no campus sede do IAC, em Campinas (SP). Interessados em submeter amostras para análise de fertilizantes e resíduos podem entrar em contato pelo e-mail adm_fertilizantes@iac.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 2137-0711. A lista completa de serviços está disponível em: http://www.iac.sp.gov.br/produtoseservicos/analisedosolo/analisefertilizante.php. Os recursos financeiros do laboratório são gerenciados pela Fundag.

*Dra. Aline Renée Coscione é pesquisadora científica do Instituto Agronômico de Campinas (IAC)

 

Crédito: Divulgação

Artigo publicado originalmente no JEA 319