Catalisa ICT está com inscrições abertas até 30 de janeiro
O Programa Catalisa ICT está com as inscrições abertas até o dia 30 de janeiro. Articulado pelo Sebrae, com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação, o programa visa acelerar o processo de inovação em empresas, governo, academia e sociedade, ampliando as trocas de conhecimento de modo digital, democrático e escalável.
Até 250 planos de inovação serão selecionados com aporte de até R$ 150 mil para bolsas e auxílio, durante 12 meses. As inscrições podem ser feitas no site https://bit.ly/inscricaocatalisaict. Além da bolsa, os pesquisadores participam de uma jornada de aceleração, que conta com capacitação em gestão, mentorias, acesso a serviços tecnológicos e ao universo empresarial.
O público-alvo é formado por mestres, mestrandos, doutores e doutorandos, participantes ou não da etapa anterior do Catalisa ICT. Na primeira etapa, no ano passado, foram selecionadas 1.000 pesquisas de todo o País, nas mais diversas áreas de atuação. Somente em Alagoas, 20 projetos de negócios com potencial inovador foram contemplados e acelerados ao longo de 2021.
As pesquisas selecionadas na primeira etapa trabalham conceitos tecnológicos com foco na solução de problemas reais, de natureza institucional, industrial ou comunitária, por meio do desenvolvimento e aplicação de novos dispositivos, instrumentos, ferramentas, produtos ou processos com potencial de impacto econômico ou social.
“Eles [os selecionados na primeira etapa] fizeram todas as capacitações e a gente está passando instruções sobre como criar o plano de inovação, que é justamente o item que vai ser utilizado, agora, nessa fase do Catalisa”, explica o analista da Unidade de Soluções e Inovação (USI) do Sebrae Alagoas, Danisson Reis.
“Por terem participado da capacitação, essas pessoas tiveram um bônus, um acréscimo de nota no valor da pontuação geral. Mas isso não impede que quem não tenha sido selecionado na primeira fase ou participado da capacitação, possa entrar agora, nesta etapa do Catalisa”, esclarece Danisson.
*com informações do Sebrae.