COMUNICADO: Posicionamento da AEASP em relação à Assistência Técnica e Extensão Rural e ao papel das Casas de Agricultura
O grande desenvolvimento da agropecuária paulista é o reflexo das inovações tecnológicas disponibilizadas ao setor produtivo e levadas ao agricultor pelos agentes de assistência técnica e extensão rural, seguindo políticas harmonizadas com as diferentes instituições públicas e privadas atuantes na agropecuária estadual.
Para que se consiga resultados efetivos na aplicação das tecnologias inovadoras, as atividades de extensão rural objetivam o incremento na produção e na produtividade agropecuária, promovem a preservação ambiental, com estratégias e metodologias apropriadas, e visam a sustentabilidade social e econômica das propriedades rurais, com um olhar especial para os pequenos e médios produtores.
Neste particular, o papel do Estado se destaca como principal e indispensável agente de transferência de tecnologias ao campo, portanto necessita de uma estrutura preparada e compatível com a importância dos serviços a serem prestados aos agricultores paulistas. Não é sem razão que na Constituição Paulista de 1989, o inciso III do Artigo 184, estabelece que: “Caberá ao Estado, com a cooperação dos municípios: manter estrutura de assistência técnica e extensão rural”.
Assim sendo, é notório que as ações de assistência técnica e de extensão rural em nosso Estado contribuíram e continuam contribuindo com o desenvolvimento da agropecuária paulista. Essas atividades são levadas ao campo por profissionais da Agronomia, da Veterinária e de outras profissões afins que, como extensionistas, são os responsáveis diretos pelo atendimento aos pequenos e médios produtores rurais e pela agricultura familiar.
Pelo exposto, a Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP) vem se manifestar pela relevância dos serviços das Casas de Agricultura em todos os municípios do nosso Estado, para que as atividades de extensão rural e, principalmente, o atendimento aos produtores rurais não sejam prejudicados.
São Paulo, 27 de agosto de 2020