Gripe aviária: São Paulo declara emergência zoossanitária
O governo do Estado de São Paulo declarou estado de emergência zoossanitária por causa da gripe aviária (H5N1). A medida foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (15). O decreto entra em vigor na data de publicação e tem duração de 180 dias. Até o momento, o Brasil conta com 79 ocorrências da doença, sendo duas em aves subsistência. O Estado de São Paulo tem 15 casos registrados da doença e o governo alega que há um risco da gripe se espalhar, por isso a medida foi tomada.
Já são 11 Estados que seguiram a orientação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para adotar a medida, que facilita acesso a recursos para mitigação da doença em caso de surto. (Confira a lista abaixo).
Ainda no dia 20 de julho, o MAPA realizou reunião com os governadores estaduais para orientar em relação à adoção da medida.“O estado de emergência já declarado pelo Mapa possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios, organizações governamentais – nas três instâncias: federal, estadual e municipal – e não governamentais. Contudo, os estados e municípios precisam adotar medidas semelhantes para acessar e disponibilizar os recursos a serem aplicados nas ações necessárias, tais como assegurar a força de trabalho, logística, recursos materiais e tecnológicos para a contenção da gripe aviária”, informou o Ministério.
ESTADOS QUE JÁ DECRETARAM EMERGÊNCIA ZOOSSANITÁRIA
Santa Catarina
Espírito Santo
Bahia
Tocantins
Mato Grosso do Sul
Paraná
Rio Grande do Sul
Sergipe
Piauí
Goiás
São Paulo
Veja o decreto aqui.
Fontes: Notícias Agrícolas e Globo Rural.
Foto: Reuters/ Stephane Mahe.