• LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook

SAA estabelece nova resolução para produção de mudas de café

Home Notícias / Nova resolução para produção de mudas de café
nova resolução para produção de mudas de café

Nova resolução para produção de mudas de café

26 de nov de 2021 Notícias

Na sede da Cooperativa de Cafeicultores e Agropecuaristas (Cocapec), em Franca, o Secretário de Agricultura e Abastecimento de SP, Itamar Borges, assinou a nova resolução para a produção de mudas de café, nesta quinta-feira, dia 25, em evento com a presença do deputado federal Baleia Rossi, do prefeito de Franca, Alexandre Ferreira, do presidente da Cocapec, Carlos Yoshiuki Sato, e do secretário-executivo da SAA, Francisco Matturro.

Havia preocupação do setor quanto a uma normativa que colocava que, a partir do próximo ano, a produção de mudas não poderia ser feita no solo e em sacos de polietileno, o que encareceria a produção e afetaria toda a cadeia produtiva.

Após pedido do setor, a Secretária de Agricultura atendeu ao pedido dos cafeicultores e estabeleceu nova resolução, revogando a mudança prevista, além de trazer simplificação para a produção de mudas com a garantia da sanidade do café.

O texto da nova resolução visa atender os anseios do setor, que busca uma regulamentação justa e de aplicação real. Objetivou-se com a nova norma a qualidade fitossanitária das mudas de café, com ênfase no controle da disseminação de nematóides.

“Os produtores de muda seriam prejudicados, ou seja, toda a produção de café seria afetada, diminuindo a renda do produtor com efeitos que chegariam até o consumidor. Por isso, aqui, estamos cumprindo o papel público de atuar pelos produtores e para a população”, pontuou Itamar Borges, ao falar também de outras ações em que a Secretaria atuou com celeridade pelo Agro Paulista como no GTA de equídeos, na nova Resolução da Heveicultura, com Recuperação de estradas com o Melhor Caminho, pelo Programa Segurança do Campo com viaturas para fazer ronda rural 24 horas por dia, pelo Programa Rota Rural, pelo Agro Legal com o Cadastro Ambiental Rural, além do crédito emergencial pelo Feap e dos programas para combater incêndios.

“A Defesa Agropecuária cumpre seu papel. Nossa missão é a sustentabilidade da agropecuária paulista e a garantia fitossanitária. A muda de café paulista continuará sendo a melhor muda”, disse o coordenador da Defesa Agropecuária, Luis Bianco.

Ainda estiveram presentes no ato o prefeito de Itapuã, Gerson Alves; o coordenador da CATI-CDRS, Alexandre Grassi; o diretor da EDR Franca, Geraldo Nascimento; o diretor EDA de Franca, Matheus Martins; o presidente do Sindicato Rural de Franca, José Henrique Mendonça; o presidente Sindicato Rural de Pedregulho, Ely Brentini; o diretor da SRB, Marcus Faleiros; o diretor vice-presidente da Cocapec, Alberto Rocchetti Netto; o diretor comercial da Cocapec, Saulo Faleiros; o ex-presidente da Cocapec, João Toledo; o ex-prefeito de Jeriquara, Sebastião Dal Piccolo; representante do deputado federal Arnaldo Jardim, e dos deputados estaduais Léo Oliveira e Barros Munhoz, além de lideranças de cafeicultores de diversas regiões do Estado.

*com informações da assessoria de imprensa