Safra de cana-de-açúcar brasileira deve crescer
O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, o estado de São Paulo, por exemplo, faz com que o país seja o segundo maior produtor de etanol do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. As expectativas são boas para o setor canavieiro, a recuperação na produtividade deve continuar, com alta de 4,2% referente a 2022/2023.
Os dados são da consultoria StoneX, empresa do setor financeiro, a moagem de cana-de-açúcar do centro-sul brasileiro, no período de abril e março dos próximos anos 2023/2024 é estimada em 582,2 milhões de toneladas, um aumento de 4,6 se comparado a temporada anterior.
Apesar da seca e condições climáticas, o setor sucroenergético tem demostrado sinais de recuperação na safra 2022/2023, segundo a consultoria o otimismo deve permanecer na próxima safra que tem início em abril. O relatório da StoneX, projeta que o THC (tonelada de Cana por Hectare) seja de 75,5. Já a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o setor canavieiro tenha uma leve recuperação das perdas de 2022/2023, devido a concorrência com a soja e o milho.
Fonte: Agrolink
Texto: Correspondente Iara Siqueira