Segunda safra de milho teve aumento de 73,6% na produção
Apesar das condições climáticas adversas observadas nos últimos meses, a produção paulista da segunda safra de milho deve apresentar aumento de 73,6% em relação ao ciclo anterior. A produção deverá alcançar 2,48 milhões de toneladas. Os dados são do 10° Levantamento da Safra de Grãos, publicado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na última quinta-feira, 7 de julho.
O aumento expressivo deve-se à recuperação das lavouras em relação ao resultado da safra 2020/2021, considerado ruim com a marca de 1,42 milhões de toneladas produzidas. As boas condições climáticas ocorridas durante o desenvolvimento das lavouras impulsionaram a boa produtividade em um primeiro momento. Todavia, a redução drástica das precipitações entre fevereiro e abril prejudicou o potencial produtivo da cultura. As áreas de sequeiro sofreram com a estiagem, mas o retorno das chuvas em meados de maio beneficiou o desenvolvimento vegetativo.
Amendoim
Outro destaque na produção paulista é o amendoim, que deve chegar em 692,7 mil toneladas do grão, um aumento de 23,3% em relação à safra passada, de 561,6 mil toneladas. Atualmente, o estado está na segunda safra, que tem menor impacto no resultado da produção que a primeira em razão das condições climáticas do período, e é cultivada predominantemente na alta paulista, especialmente nas regiões de Tupã e Herculândia.
Confira informações sobre a safra de grãos em São Paulo e no Brasil no 10° Boletim da Safra de Grãos.
*com informações da assessoria de imprensa.
Imagem de muhammad aamir akhter por Pixabay