• LinkedIn
  • Instagram
  • Twitter
  • Facebook

Setor de produtos biológicos impulsiona mercado de trabalho

Home Estudante / Setor de produtos biológicos impulsiona mercado de trabalho
defensivos agrícolas

Setor de produtos biológicos impulsiona mercado de trabalho

30 de dez de 2023 Estudante

Dentre as líderes no segmento que mais rapidamente cresce no agronegócio brasileiro, a Biotrop, empresa fabricante de tecnologias biológicas e naturais para uso na agricultura, enfrenta o desafio de encontrar profissionais com experiência em Bioinsumos. Só na equipe técnica a campo são mais de 220 profissionais, atualmente. Esse foi um dos motivos que levou a empresa, desde sua fundação (2018), a adotar estratégias para a atração, retenção e capacitação de pessoas.
Uma das iniciativas, nesse sentido, foi a criação de seu programa de estágios em 2020, buscando desenvolver jovens profissionais para trilharem carreiras no segmento. Em 2022, o programa evoluiu para um formato de Universidade Corporativa – a UniBiotrop, onde os estudantes em fase final de graduação passam por um treinamento aprofundado em insumos biológicos e valores da companhia antes de iniciarem suas atividades em diferentes áreas da empresa. O programa foi idealizado para que os novos estagiários tenham acesso a conhecimento de ponta sobre biológicos, contribuindo com o aprimoramento profissional da nova geração.
“Nossa prioridade é estar alinhados às necessidades do mercado e da própria empresa, com foco no desenvolvimento dos nossos profissionais. Sabemos que os mais novos precisam de mais atenção e estamos dispostos a auxiliá-los nesse início de carreira. Esse processo começa com a oferta de conhecimento de qualidade e acesso às nossas tecnologias e clientes”, informa Carlos Alberto Baptista, diretor nacional de Vendas da Biotrop.

Crescimento estimado é de 50% ao ano 

À medida que aumentam as preocupações com o meio ambiente e a busca por alimentos mais saudáveis, o mercado de biológicos se desenvolve, contribuindo para impulsionar a produção natural e, como consequência, a geração de empregos para uma nova classe de profissionais.
“É possível vislumbrar o avanço do mercado de produtos biológicos nos últimos cinco anos por seu movimento: crescimento aproximado de 50% ao ano. Em alguns anos dividiremos o mercado do manejo agrícola em todas as culturas com os produtos químicos. O desempenho desse negócio está baseado na sua contribuição para produzir mais, melhor e com sustentabilidade. A crescente demanda vinda dos agricultores abre oportunidades para que novas empresas surjam e as que já atuam se desenvolvam ainda mais. Para isso é preciso gente. Mas gente especializada, pronta para contribuir para o crescimento desse mercado. Precisamos desenvolver experts em biológicos em grande escala”, reforça Baptista.
Existem múltiplas possibilidades de trabalho para cientistas e pesquisadores focados no desenvolvimento de formulações, especialistas em marketing, vendas e logística. “Ainda há muito caminho a percorrer em termos de conhecimento oferecido nas instituições de ensino. O novo profissional deve ter perfil inovador e empreendedor, além de ter um olhar para o meio ambiente, sem perder o foco no aumento da produção de alimentos e em prover soluções inovadoras e biológicas aos problemas dos agricultores. Até mesmo quem está no mercado há mais tempo deve se atentar para as novidades e aprimorar suas competências. O futuro para os biológicos é hoje, já está acontecendo.”, afirma o diretor da Biotrop.

Texto/Divulgação

Carlos Alberto Baptista: “O desempenho desse negócio está baseado na sua contribuição para produzir mais, melhor e com sustentabilidade”

A carreira dos jovens profissionais 
Grande parte dos BioEstagiários, como são chamados na Biotrop, são absorvidos pelas diferentes áreas da empresa. É o caso de Fábio Nogueira, que participou da primeira turma de estágio. O profissional teve sua primeira oportunidade na área de vendas, e hoje atua no departamento de assuntos regulatórios internacional.
“Em apenas três anos de casa, pude aproveitar a porta de entrada do estágio e percorrer diversas áreas da Biotrop, atuando no comercial, marketing, regulatório nacional e agora internacional. Isso mostra o quanto o segmento e a empresa são repletos de oportunidades. Sinto que estava no lugar certo, na hora certa e participando do programa mais completo de capacitação que poderia ter, fatores que possibilitaram minha trajetória de desenvolvimento até aqui. É a hora dos biológicos”, afirma.
Gabriel Brito, BioEstagiário da turma de 2022 e agora analista de portfólio da Biotrop, compartilha do mesmo pensamento. “O mercado de biológicos ainda é novo e há pouco acesso a informações sobre as tecnologias biológicas nas instituições de ensino, e por isso programas como o da Biotrop são tão importantes. As possibilidades de sucesso nesse mercado são imensas, pois está aquecido e, afinal, representa o futuro da agricultura. As soluções biológicas não apenas vieram para ficar como para revolucionar a maneira como produzimos alimentos”, relata.

Fonte: O Imparcial digital